Programa de atenção a alunos precoces com comportamento de superdotação: identificação e proposta de enriquecimento musical

Fabiana Oliveira Koga, Miguel Claudio Moriel Chacon

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar o processo de identificação musical e a proposta de enriquecimento musical que orientaram os trabalhos desenvolvidos pela oficina de música do Programa d Atenção a alunos Precoces com Comportamento de Superdotação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - UNESP campus de Marília/SP, que acontece uma ves por semana matutino e vespertino. Por meio de testes psicométricos Primary Measures of music Audition (PMMA) (GORDON, 1986a), Intermediate Measures of Music Audition (IMMA) (GORDON, 1986b) e da analíse estatistica (Wilcoxon) pretende-se apresentar o processo de identificação musical que revelará os estudantes do PAPCS que apresentam precocidade e comportamento de superdotação musical e, a partir do modelo de enriquecimento, segundo Renzulli (2004), atrelado as metodologias da área da Educação Musical, pretende-se apresentar a proposta de enriquecimento musical que embasou os trabalhos da oficina de música entre 2014  e 2015 no PAPCS, com o objetivo de atender todas as crianças identificadas. Ressalta-se que este trabalho é parte de uma pesquisa maior.

Palavras-chave


Superdotação musical. Identificação musical. Oficina de enriquecimento musical.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X18972

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________