Alunos precoces no Ensino Fundamental I: quem são essas crianças?

Bárbara Amaral Martins, Miguel Claudio Moriel Chacon

Resumo


A expressão altas habilidades abrange o conceito deprecocidade, sendo assim, o aluno precoce também necessita de EducaçãoEspecial. No entanto, o pouco conhecimento que a sociedade, e especialmente osprofissionais da educação, dispõem sobre a temática altas habilidades/superdotação ocasiona a propagação de mitos eestereótipos que dificultam o reconhecimento desses alunos. Privados dascondições educacionais adequadas, esses alunos podem se desmotivar e deixar dedesenvolver satisfatoriamente suas habilidades, mas o ensino apropriado dependeinicialmente, da identificação. Desse modo, tivemos por objetivo identificarcomportamentos e desempenhos indicativos de precocidade apresentados nocotidiano de sala de aula. Para o desenvolvimento desta pesquisa, contamos coma participação de três alunos precoces em leitura e escrita. Os dados foramcoletados por meio de observação não participante e analisadosqualitativamente. Os resultados nos apontam para uma diferenciação entre oaluno precoce e os demais em decorrência dos indicadores de precocidade queresultam em seu destacamento no grupo etário, porém os alunos precocesparticipantes apresentam diferenças significativas em si, o que impossibilita oestabelecimento de um perfil que os defina. Assim, é preciso que os professoresse atentem para os alunos que demonstram habilidades superiores com o intuitode proporcionar-lhes um ensino que potencialize suas possibilidades, semdesconsiderar suas necessidades e dificuldades.


Palavras-chave


Educação Especial; Precocidade; Altas habilidades/superdotação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X13710

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________