Alunos precoces no Ensino Fundamental I: quem são essas crianças?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X13710Palabras clave:
Educação Especial, Precocidade, Altas habilidades/superdotação.Resumen
A expressão altas habilidades abrange o conceito deprecocidade, sendo assim, o aluno precoce também necessita de EducaçãoEspecial. No entanto, o pouco conhecimento que a sociedade, e especialmente osprofissionais da educação, dispõem sobre a temática altas habilidades/superdotação ocasiona a propagação de mitos eestereótipos que dificultam o reconhecimento desses alunos. Privados dascondições educacionais adequadas, esses alunos podem se desmotivar e deixar dedesenvolver satisfatoriamente suas habilidades, mas o ensino apropriado dependeinicialmente, da identificação. Desse modo, tivemos por objetivo identificarcomportamentos e desempenhos indicativos de precocidade apresentados nocotidiano de sala de aula. Para o desenvolvimento desta pesquisa, contamos coma participação de três alunos precoces em leitura e escrita. Os dados foramcoletados por meio de observação não participante e analisadosqualitativamente. Os resultados nos apontam para uma diferenciação entre oaluno precoce e os demais em decorrência dos indicadores de precocidade queresultam em seu destacamento no grupo etário, porém os alunos precocesparticipantes apresentam diferenças significativas em si, o que impossibilita oestabelecimento de um perfil que os defina. Assim, é preciso que os professoresse atentem para os alunos que demonstram habilidades superiores com o intuitode proporcionar-lhes um ensino que potencialize suas possibilidades, semdesconsiderar suas necessidades e dificuldades.
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