Programa de atenção a alunos precoces com comportamento de superdotação: identificação e proposta de enriquecimento musical

Autori

  • Fabiana Oliveira Koga uNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE MARILIA
  • Miguel Claudio Moriel Chacon UNESP DE MARILIA

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18972

Parole chiave:

Superdotação musical. Identificação musical. Oficina de enriquecimento musical.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo apresentar o processo de identificação musical e a proposta de enriquecimento musical que orientaram os trabalhos desenvolvidos pela oficina de música do Programa d Atenção a alunos Precoces com Comportamento de Superdotação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - UNESP campus de Marília/SP, que acontece uma ves por semana matutino e vespertino. Por meio de testes psicométricos Primary Measures of music Audition (PMMA) (GORDON, 1986a), Intermediate Measures of Music Audition (IMMA) (GORDON, 1986b) e da analíse estatistica (Wilcoxon) pretende-se apresentar o processo de identificação musical que revelará os estudantes do PAPCS que apresentam precocidade e comportamento de superdotação musical e, a partir do modelo de enriquecimento, segundo Renzulli (2004), atrelado as metodologias da área da Educação Musical, pretende-se apresentar a proposta de enriquecimento musical que embasou os trabalhos da oficina de música entre 2014  e 2015 no PAPCS, com o objetivo de atender todas as crianças identificadas. Ressalta-se que este trabalho é parte de uma pesquisa maior.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Fabiana Oliveira Koga, uNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE MARILIA

Departamento de Educação Especial - altas habilidades/superdotação

 

Miguel Claudio Moriel Chacon, UNESP DE MARILIA

GRADUAÇÃO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL PELA PELA UNESP

PH EM EDUCAÇÃO ESPECIAL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SNATA MARIA

CHEFE DE DEPARTAMENTO DA FFC UNESP MARILIA

COORDENADOS DO PROGRAMA DE ATENÇÃO A ALUNOS PRECOCES COM COMPORTAMENTO DE SUPERDOTAÇÃO

 

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-04-11

Come citare

Koga, F. O., & Chacon, M. C. M. (2017). Programa de atenção a alunos precoces com comportamento de superdotação: identificação e proposta de enriquecimento musical. Revista Educação Especial, 30(57), 83–102. https://doi.org/10.5902/1984686X18972

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i