Identificação de Altas Habilidades em artigos publicados na Revista Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X39764Parole chiave:
Altas habilidades, Educação Especial, identificação.Abstract
A identificação de pessoas com altas habilidades (PAH), embora seja uma temática amplamente discutida no meio acadêmico, tem sido caracterizada como um processo complexo e desafiador, especialmente no contexto escolar, devido à escassez de instrumentos validados e ao despreparo de educadores no que se refere à identificação e ao atendimento as PAH. Os objetivos deste estudo foram: (i) caracterizar a produção científica sobre altas habilidades(AH) na Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria – Brasil, em relação à distribuição temporal, ao tipo de produção científica, à autoria, à vinculação institucional e às temáticas; (ii) analisar as pesquisas empíricas sobre a identificação de PAH, em relação ao método, aos procedimentos, instrumentos e resultados alcançados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Os artigos, publicados no período de 2000 a 2018, foram submetidos a uma análise quali-quantitativa. Os resultados demonstraram que há uma produção exígua (56) sobre as AH no periódico, sendo doze (12) artigos sobre a temática da identificação de PAH. Desse total, apenas oito (n=8) foram estudos empíricos. Além disso, constatou-se, principalmente, que houve: (i) aumento no número de artigos publicados sobre AH, variando em ascendências e declínios durante o período pesquisado; (ii) maior índice de publicações sobre alguns temas; (iii) fragilidades metodológicas nos estudos publicados, devido a lacunas na seleção e caracterização dos participantes, na descrição dos instrumentos de coleta e nos procedimentos de análise dos dados. Conclui-se que é necessário realizar mais pesquisas empíricas com/sobre esse público da Educação Especial e desenvolver estudos com mais rigor metodológico.
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