Características socioemocionais de crianças com altas habilidades/superdotação: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X83882Palavras-chave:
Criança superdotada, Habilidades sociais, Inteligência emocional, Psicologia, Educação EspecialResumo
As altas habilidades/superdotação se marcam pela presença de um potencial elevado em qualquer área do desenvolvimento humano, comparado com pares da mesma idade. Dentre outros aspectos, as características socioemocionais dessas crianças têm sido foco de interesse de pesquisadores, não havendo, até o momento, consenso sobre a questão. Ora tais características são consideradas fatores de proteção, ora fonte de vulnerabilidade. Assim, o presente estudo buscou avaliar características socioemocionais em 37 participantes, com idades entre 9 e 12 anos, de ambos os sexos, divididos em dois grupos: participantes identificados com AH/SD (n = 15) e sem identificação (n = 22). A amostra respondeu ao Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento, e Competências Acadêmicas para crianças (SSRS) e a Bateria Online de Inteligência Emocional (BOLIE). A comparação do desempenho dos grupos, por meio do teste Mann-Whitney indicou a existência de diferenças significativas entre os grupos (p ≤ 0,05), em todas as medidas e fatores avaliados, com exceção de um fator do SSRS e um fator da BOLIE, evidenciando um melhor desempenho das crianças superdotadas nos construtos avaliados. Tal resultado reforça a necessidade de atenção aos aspectos socioemocionais dessa população específica, dadas as diferenças encontradas em relação às crianças sem esse quadro.
Downloads
Referências
ALABBASI, A. M. A.; SULTAN, Z. M.; KARWOWSKI, M.; CROSS, T. L.; AYOUB, E. A. Self-efficacy in gifted and non-gifted students: a multilevel meta-analysis. Personality and Individual Differences, v. 210, e112244, 2023.
ALBRIGHT, E. A.; MONTGOMERY, D. perceptions of the emotional self for adolescents who are gifted. Roeper Review, v. 45, n. 1, p. 6-20, 2023.
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano. Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais. Psicologia Em Estudo, v. 12, n. 2, p. 371–378, 2007.
BORGES, África; HERNÁNDEZ-JORGE, Carmem; RODRÍGUEZ-NAVEIRAS, Elena. La adaptación social de niños y niñas de altas capacidades intelectuales: Un acercamiento cualitativo. Sobredotaçao, v. 9, p. 119-130, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Saberes e Práticas da inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Coordenação geral SEESP/MEC. - Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 143 p. (Série: Saberes e práticas da inclusão).
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Políticas Públicas para Altas Habilidades/Superdotação. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2010.
CHAGAS-FERREIRA, Jane Farias. As características socioemocionais do indivíduo talentoso e a importância do desenvolvimento de habilidades sociais. In VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues (Eds.), Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Papirus, 2014, p. 283-308.
CHAGAS-FERREIRA, Jane Farias; SOUSA, Rhaissa Andrêsa Ramos. O desenvolvimento socioemocional de superdotados: Descrevendo singularidades e identificando possibilidades de atendimento. In PISKE, Fernanda Helen Ribeiro.; STOLTZ, Tania; COSTA-LOBO, Cristina; ROCHA, Alberto; VÁSQUEZ-JUSTO, Enrique (Eds.), Educação de superdotados e talentosos: emoção e criatividade. Curitiba: Juruá, 2018, p. 127-138.
DANIELS, Susan; PIECHOWSKI, Michael M. Living with intensity: Understanding the sensitivity, excitability, and emotional development of gifted children, adolescents, and adults. Great Potential Press, 2009.
DELOU, Cristina Maria Carvalho. Educação do Aluno com Altas Habilidades/Superdotação: Legislação e Políticas Educacionais para a Inclusão. In FLEITH, Denise de Souza. (Org.), A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; FREITAS, Lucas Cordeiro; BANDEIRA, Marina; DEL PRETTE, Almir. Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças – SSRS: Manual técnico. São Paulo: Pearson, 2019.
ESPIRITO-SANTO, Helena; Daniel, Fernanda Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, v. 1, n. 1, p. 3–16, 2015.
FERRANDO, M. P. (2006). Creatividad y inteligencia emocional: um estudo empírico em alumnos com altas habilidades. Tese de doutorado. Universidad de Murcia. Disponível em: https://digitum.um.es/digitum/bitstream/10201/203/1/FerrandoPrieto.pdf. Acesso em 23 mai. 2023.
FLEITH, D. S. Altas habilidades e desenvolvimento socioemocional. In FLEITH, D. S.; ALENCAR, E. M. L. S. (Orgs.). Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 41-50.
FREITAS, S. M.; VESTENA, C. L. B.; NEUMANN, P. Afetividade nas altas habilidades/superdotação (AH/SD). In PISKE, F. H. R.; VESTENA, C. L. B.; STOLTZ, T.; MACHADO, J. M.; BARBY, A. A. O. M.; BAHIA, S.; FREITAS, S. P. Processos afetivos e cognitivos de superdotados e talentosos. Curitiba: Prismas, 2017. p. 225-240.
FRANÇA-FREITAS, Maria Luisa Pontes; DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Social skills and subject well-being of gifted and talented children. Psico-USF, v. 22, n. 1, p. 1–12, 2014.
FOLSOM, Christy. Attitudes of Gifted Children. In KERR, Barbara. (Org.), Encyclopedia of giftedness, creativity and Talent. age, 2009, p. 1-4.
GAGNÉ, Francoys. The integrative model of talent development (IMTD): From theory to educational applications. In PLUCKER, Jonathan A.; RINN, Anne. N.; MAKEL, Matthew C. (Orgs.). From Giftedness to Gifted Education: Reflecting Theory in Practice. New York: Prufrock Press Inc, 2017, p. 149-182.
GILLIOZ, C.; NICOLET-DIT-FÉLIX, M.; FIORI, M. Emotional intelligence, and emotional hypersensitivity in gifted individuals. Journal of Intelligence, v. 11, n. 20, 2023.
GÓMEZ, Marta Sáinz; RUIZ, María José; PRIETO, Lola. Perfiles emocionales de superdotados y talentos. In PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro; MACHADO, Járci Maria; BAHIA, Sara; STOLTZ, Tania (Orgs.). Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): Criatividade e Emoção. Curitiba: Juruá, 2014, p.127-148.
GROTH, Janice Carina; PALUDO, Karina Inês. O aluno com Altas Habilidades e suas emoções. Brasil: UNIOESTE, 2009.
IRUESTE, Paula, SACO, Ailén; NICOLÁS, Florencia. Dificultades socioemocionais reportadas por los padres y madres de niños y niñas dotados y talentosos, consultantes del Servicio de Neuropsicologia, Área Infantil, em Córdoba, Argentina. In: PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro; STOLTZ, Tania; COSTA-LOBO, Cristina; ROCHA, Alberto; VÁSQUEZ-JUSTO, Enrique (Eds.), Educação de superdotados e talentosos: emoção e criatividade. Curitiba: Juruá, 2018. p. 75-88.
JONES, Damon E.; GREENBERG, Mark; CROWLEY, Max. How children’s social behaviors relate to success in adulthood. The Wera Educational Journal, v. 8, n. 2, p. 27-33, 2016.
KLIMEKÁ, Eva. Advantages and disadvantages of being gifted: perceptions of the label by gifted pupils. Research Papers in Education, v. 38, p. 902-923, 2022.
MIGUEL, Fabiano Koich. Bateria Online de Inteligência Emocional. São Paulo: Editora Vetor, 2021.
NEIHART, Maureen.; YEO, Lay See. Psychological issues unique to the gifted student. In PFEIFFER, Steven. I. (Org.), APA Handbook of Giftedness and Talent. American Psychological Association, 2018, p. 497-510.
NEUMANN, Patrícia. "O que tem de errado comigo?" Empatia, Autonomia e Aprendizagem nas Altas Habilidades/Superdotação a partir de Dabrowski. Anais do XIV Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, Curitiba, 2017.
NEUMANN, Patrícia. Altas Habilidades/Superdotação e desenvolvimento socioemocional: Responsabilidade da educação e da psicologia. Revista de Educação Especial em Debate, v. 5, n. 10, p. 15-36, 2020.
OLIVEIRA, Ana Paula, et al. Habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças com Altas Habilidades/Superdotação. Revista Ciência e Profissão, v. 41, p. 1-17, 2021.
OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula; SUBOTNIK, Rena F.; WORRELL, Frank C. Conceptualizations of Giftedness and the Development of Talent: Implications for Counselors. Journal of Counseling and Development, v. 93, n. 2, p. 143–152, 2015.
PALUDO, Karina Inês; LOOS-SANT'ANA, Helga; SANT'ANA-LOOS, René Simonato. A identidade da pessoa com altas habilidades/superdotação sob a ótica do Sistema Teórico da Afetividade Ampliada. PsicoDom (Curitiba), n. 12, pág. 79-95, 2013.
PAPADOPOULOS, Dimitrios. Psychological Framework for Gifted Children’s Cognitive and Socio-Emotional Development: A Review of the Research Literature and Implications. Journal for the Education of the Gifted Young, v. 8, n. 1, p. 305-323, 2020.
PRADO, Renata Muniz.; FLEITH, Denise de Souza. O papel do aconselhamento psicológico no desenvolvimento afetivo do aluno superdotado. In PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro et al. (Eds.), Processos afetivos e cognitivos de superdotados e talentosos. Curitiba: Editora Prisma, 2017, p. 209-224.
PRIETO, Maria Dolores et al. Inteligencia emocional y alta habilidad. Sobredotação, v. 15, n. 1, p. 35-56, 2016.
PISKE, Fernada Hellen Ribeiro; STOLTZ, Tania. Socio-emotional dimension of gifted students based on Vygotsky. Culture & Psychology, v. 27, n. 3, p. 473-497, 2021.
RAZAK, Amnah Zanariah Binti Abd et al. Perfectionism and overexcitability: Uniqueness or lack of socioemotional development of gifted and talented students? Journal of Legal, Ethical, and Regulatory Issues, v. 24, n. 1, p. 1-8, 2021.
RENATI, R.; BONFIGLIO, N. S.; DILDA, M.; MASCIA, M. L; PENNA, M. P. Gifted Children through the Eyes of Their Parents: Talents, Social-Emotional Challenges, and Educational Strategies from Preschool through Middle School. Children, v. 10, n. 42, 2023.
RENZULLI, Joseph S. Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o Século XXI: uma abordagem teórica de quatro partes. In VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues (Org.), Altas Habilidades/Superdotação: processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. Curitiba: Editora Juruá, 2018, p. 19-42.
RINN, Anne N. Social and emotional considerations for gifted students. In APA handbook of giftedness and talent. American Psychological Association, 2018, p. 453–464. https://doi.org/10.1037/0000038-029
SAINZ, M. (2010). Creatividad, personalidad, y competencia socio-emocional en alumnos de altas habilidades versus no altas habilidades. Tese de Doutorado. Universidad de Murcia. Disponível em: https://digitum.um.es/digitum/bitstream/10201/22279/1/TMSG.pdf. Acesso em 23 ami. 2023.
STERNBERG, Robert J.; KAUFMAN, Scott Barry. Theories and Conceptions of Giftedness. Handbook of Giftedness in Children: Psychoeducational Theory, Research, and Best Practices. Springer International Publishing, 2018, p. 29-47. https://doi.org/10.1007/978-3-319-77004-8_3
SOUSA, Rhaissa Andrêsa Ramos; FLEITH, Denise de Souza. Emotional development of gifted students: comparative study about overexcitabilities. Psico-USF, v. 26, n. 4, p. 733-743, 2021.
STOEGER, Heidrun; BALESTRINI, Daniel Patrick.; ZIEGLER, Albert. International perspectives and trends in research on giftedness and talent development. In PFEIFFER, Steven I. (Ed.), APA Handbook of Giftedness and Talent. American Psychological Association, 2018, p. 25-37.
TASCA, Ilaria; GUIDI, Michele; TURRIZIANI, Patrizia; MENTO, Giovanni; TARANTINO, Vicenza. Behavioral and Socio-Emotional Disorders in Intellectual Giftedness: A Systematic Review. Child Psychiatric & Human Development, p. 1-22, 2022.
VALADEZ, María Dolores. Estados emocionales em ninos y ninas com alta dotación. In CHACON, Krissia Morales (Org.), Alta dotación y talentos en la ninez: aspectos básicos. San José: C.R. Litografia e Imprenta, 2010, p. 37-52.
VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues. As vulnerabilidades das habilidades e superdotação: questões sociocognitivas e afetivas. Educar Em Revista, v. 37, 2021.
VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues; PEREIRA, Vera Lúcia Palmeira. Identificar e atender alunos com altas habilidades ou superdotação na escola. In. MENEZES, Adriane Melo de Castro; MENEZES, Suely Melo de Castro. Coletânea ANEC – Inclusão: Material organizado para instituições católicas. Instituições Católicas ANEC, 2020, p. 105-122.
WELLISCH, Mimi; BROWN, Jac. An Integrated Identification and Intervention model for Inttelectually Gifted Children. Journal of Advanced Academics, v. 23, n. 2, p. 145-167, 2012.
ZAIA, Priscila; NAKANO, Tatiana de Cassia. Escala de Identificação das Altas Habilidades/Superdotação: evidências de validade de critério. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológica, v. 2, n. 55, p. 31-41, 2020.
ZEIDNER, M.; SHANI-ZINOVICH, I; MATTHEWS, G.; ROBERTS, R. D. Assessing Emotional Intelligence in gifted and non-gifted school students: Outcomes depending on the measure. Intelligence, v. 33, p. 369- 391, 2005.
ZEIDNER, Moshe; MATTHEWS, Gerald. Emotional intelligence in gifted students. Gifted Education International, v. 33, n. 2, p. 163-182, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).


