Características socioemocionais de crianças com altas habilidades/superdotação: um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X83882

Palavras-chave:

Criança superdotada, Habilidades sociais, Inteligência emocional, Psicologia, Educação Especial

Resumo

As altas habilidades/superdotação se marcam pela presença de um potencial elevado em qualquer área do desenvolvimento humano, comparado com pares da mesma idade. Dentre outros aspectos, as características socioemocionais dessas crianças têm sido foco de interesse de pesquisadores, não havendo, até o momento, consenso sobre a questão. Ora tais características são consideradas fatores de proteção, ora fonte de vulnerabilidade. Assim, o presente estudo buscou avaliar características socioemocionais em 37 participantes, com idades entre 9 e 12 anos, de ambos os sexos, divididos em dois grupos:  participantes identificados com AH/SD (n = 15) e sem identificação (n = 22). A amostra respondeu ao Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento, e Competências Acadêmicas para crianças (SSRS) e a Bateria Online de Inteligência Emocional (BOLIE). A comparação do desempenho dos grupos, por meio do teste Mann-Whitney indicou a existência de diferenças significativas entre os grupos (p ≤ 0,05), em todas as medidas e fatores avaliados, com exceção de um fator do SSRS e um fator da BOLIE, evidenciando um melhor desempenho das crianças superdotadas nos construtos avaliados. Tal resultado reforça a necessidade de atenção aos aspectos socioemocionais dessa população específica, dadas as diferenças encontradas em relação às crianças sem esse quadro.

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Biografia do Autor

Júlia Reis Negreiros, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada e Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Estudante de Doutorado em Psicologia, na mesma instituição, na linha de Avaliação Psicológica, com bolsa modalidade CAPES-I. Atua principalmente nas áreas de inteligência, criatividade, altas habilidades/superdotação, e habilidades socioemocionais, com foco nos processos de avaliação e construção de instrumentos psicológicos.

Solange Muglia Wechsler, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Psicologia (PUC-RJ) , mestrado e doutorado pela University of Georgia (UGA- EUA) e pós-doutorado pelo Torrance Center of Creative Studies (UGA) e na University of Buffalo.. Foi a fundadora da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS) como também colabou na fundação e presidiu o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Recebeu vários títulos honoríficos em nível internacional e nacional: Creative Scholar (Torrance Center of Creative Studies-Estados Unidos), Personalidad Destacada en las Artes y Ciencias (Sociedad de Psicólogos Escolares de Venezuela), Distinguished International Psychologist (American Psychological Association-Estados Unidos), Professora Honorária da Universidad Nacional Federico Villareal (UFVR_Peru) ,Mérito en Contribuición de Evaluación Psicológica (Sociedad Peruana de Evaluación Psicológica), Mérito em Psicologia Educacional ( ABRAPEE-Brasil), Menção de Honra em Avaliação Psicológica (IBAP-Brasil), Honra ao mérito em Avaliação Psicológica (Feração das Entidades de Psicologia Brasileira- FENPB). Participou na diretoria da International Testing Commission como representante do países Ibero-Latinos e atua como Fellow da International Society for the Study of Creativity and Innovation. Exerceu o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva.Presidiu o I e o II Congresso de Criatividade e Inovação. Foi editora chefe da revista Estudos de Psicologia (Campinas), e exerce o cargo atual de co-editora da Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação (RECRIAI).Faz parte do comitê editorial do Interamerican Journal of Psychology. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS). É professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas onde dirige o Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas. Possui uma vasta publicação em artigos, livros e testes psicológicos. Suas linhas de pesquisa envolvem a construção de testes psicológicos e desenvolvimento de programas para as seguintes áreas: criatividade, inteligência, talentos, estilos cognitivos, liderança, altas habilidades, superdotação, temperamento e psicologia positiva.

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Visiting scholar na University of California - Berkeley (dez/2019 a dez/2020, bolsista Fapesp). Pós Doutorado na Universidade São Francisco (2009, bolsista Fapesp). Mestrado em Psicologia Escolar (2003, Puc-Campinas, bolsista CNPq) e Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2006, bolsista CNPq). Parecerista do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI) do Conselho Federal de Psicologia. Ex-presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis, 2014-2017) e atual membro do conselho deliberativo (gestão 2022-2025), membro colaborador do Conselho Brasileiro para Superdotação (Conbrasd, 2018-atual) e membro do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades /Superdotação, Inteligência e Psicologia Positiva.

Angela Mágda Rodrigues Virgolim, University of Brasília

Possui graduação e Mestrado em Psicologia, ambos pela Universidade de Brasília. Obteve seu PhD em Psicologia Educacional pela University of Connecticut (Uconn) nos EUA, especializando-se, nesta universidade, em Psicologia da Superdotação pelo National Research Center on Gifted and Talented (hoje Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development). É professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, onde atuou por cerca de 30 anos. Foi sócia fundadora e presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação ? ConBraSD nas gestões 2003-2006 e 2019-2020 e Editora-Chefe da Revista Brasileira de Altas Habilidades/ Superdotação. Fez pós-doutorado na área de testes psicológicos no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas da PUC-Campinas. Sua produção bibliográfica versa principalmente sobre os temas relacionados à inteligência, motivação, criatividade e superdotação. Recebeu o Prêmio Jabuti 2015 na categoria Educação e Pedagogia pela obra organizada "Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade", Ed. Papirus. Atualmente dirige o Instituto Virgolim para Altas Habilidades e Superdotação.

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Publicado

2025-04-08

Como Citar

Negreiros, J. R., Wechsler, S. M., Nakano, T. de C., & Virgolim, A. M. R. (2025). Características socioemocionais de crianças com altas habilidades/superdotação: um estudo exploratório. Revista Educação Especial, 38(1), e27/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X83882