Avaliação Psicológica e Intervenção: um estudo de caso sobre altas habilidades/superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X39550

Palavras-chave:

Superdotados, Inclusão escolar, Processos avaliativos, Processos interventivos.

Resumo

Considerando as dificuldades nos processos de identificação, bem como os desafios e problemas relacionados à inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação, este estudo apresenta os resultados advindos de um caso de uma criança com características expressivas de superdotação (11 anos e 7 meses, sexo feminino, 5º ano), dando enfoque às questões emergentes de um processo avaliativo/interventivo. Buscou-se relacionar as informações obtidas no caso com as principais problemáticas da área de altas habilidades/superdotação no que tange os processos de intervenção para inclusão escolar. Dessa forma, a análise do caso permitiu verificar a importância do diagnóstico precoce, assim como o impacto das intervenções no desenvolvimento sadio da criança com altas habilidades/superdotação. Espera-se, com este trabalho, fornecer subsídios para o aprimoramento dos processos de avaliação e intervenção dessas crianças, assim como enfatizar a importância da condução destes processos o mais cedo possível na vida do indivíduo, visando garantir que as estratégias de interações positivas possam favorecer seu desenvolvimento integral.

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Biografia do Autor

Carolina Rosa Campos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora doutora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Priscila Zaia Bassinello, PUC-Campinas

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica, Campinas, São Paulo, Brasil.

Karina Silva Oliveira, Universidade São Francisco

Pós doutoranda na Universidade São Francisco, Campinas, São Paulo, Brasil.

Tatiana de Cássia Nakano, PUC-Campinas

Professora doutora na Pontifícia Universidade Católica, Campinas, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Campos, C. R., Bassinello, P. Z., Oliveira, K. S., & Nakano, T. de C. (2019). Avaliação Psicológica e Intervenção: um estudo de caso sobre altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial, 32, e112/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X39550