A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação
Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14281
O Modelo de Enriquecimento Escolar (The Schoolwide Enrichment Model – SEM), é resultado do trabalho pioneiro do Dr. Joseph Renzulli na década de 70, validado por mais de vinte anos de pesquisas empíricas. Este Modelo se encontra ancorado em três pilares: (a) O Modelo dos Três Anéis, que basicamente fornece os pressupostos filosóficos utilizados pelo SEM; (b) o Modelo de Identificação das Portas Giratórias, que fornece os princípios para a identificação e formação de um Pool de Talentos; e (c) o Modelo Triádico de Enriquecimento, que implementa as atividades de Enriquecimento para todos os alunos no contexto escolar. O presente artigo tem como objetivo focalizar o Modelo de Enriquecimento Escolar nos seus aspectos de concepção, identificação e avaliação da superdotação, apresentando os principais instrumentos utilizados por Renzulli para cada um destes propósitos. São apresentados formulários para a indicação de alunos para a composição do Pool de Talentos; para a indicação de áreas e/ou disciplinas onde o aluno demonstra um grande interesse; e para se obter informações sobre os interesses, aptidões e estilos de aprendizagem dos estudantes. Capitalizando sobre estas informações o professor se encontra em posição de poder fornecer a eles opções educacionais bem planejadas que possam levar ao adequado desenvolvimento de suas potencialidades latentes, emergentes e manifestas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5902/1984686X14281
CONTATO:
E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795
Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial
ISSN eletrônico: 1984-686X
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X
Qualis/Capes: Educação A2
Periodicidade: Publicação contínua
O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.
A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
click counter
Contador de visitas
Acessos a partir de 30/11/2016
__________________________________________________