A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação

Autores

  • Angela Mágda Rodrigues Virgolim DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA ESCOLAR E DO DESENVOLVIMENTO (PED), INSTITUTO DE PSICOLOGIA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14281

Palavras-chave:

Modelo de Enriquecimento Escolar, Identificação, Enriquecimento

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14281

O Modelo de Enriquecimento Escolar (The Schoolwide Enrichment ModelSEM), é resultado do trabalho pioneiro do Dr. Joseph Renzulli na década de 70, validado por mais de vinte anos de pesquisas empíricas. Este Modelo se encontra ancorado em três pilares: (a) O Modelo dos Três Anéis, que basicamente fornece os pressupostos filosóficos utilizados pelo SEM; (b) o Modelo de Identificação das Portas Giratórias, que fornece os princípios para a identificação e formação de um Pool de Talentos; e (c) o Modelo Triádico de Enriquecimento, que implementa as atividades de Enriquecimento para todos os alunos no contexto escolar.  O presente artigo tem como objetivo focalizar o Modelo de Enriquecimento Escolar nos seus aspectos de concepção, identificação e avaliação da superdotação, apresentando os principais instrumentos utilizados por Renzulli para cada um destes propósitos. São apresentados formulários para a indicação de alunos para a composição do Pool de Talentos; para a indicação de áreas e/ou disciplinas onde o aluno demonstra um grande interesse; e para se obter informações sobre os interesses, aptidões e estilos de aprendizagem dos estudantes. Capitalizando sobre estas informações o professor se encontra em posição de poder fornecer a eles opções educacionais bem planejadas que possam levar ao adequado desenvolvimento de suas potencialidades latentes, emergentes e manifestas.

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Biografia do Autor

Angela Mágda Rodrigues Virgolim, DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA ESCOLAR E DO DESENVOLVIMENTO (PED), INSTITUTO DE PSICOLOGIA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Doutora em Educational Psychology pela University of Connecticut, EUA; professora adjunta do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília; sócia fundadora e primeira presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação - ConBraSD

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Publicado

2014-09-23

Como Citar

Virgolim, A. M. R. (2014). A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial, 27(50), 581–610. https://doi.org/10.5902/1984686X14281

Edição

Seção

Dossiê: Altas Habilidades/Superdotação