Altas Habilidades/Superdotação Artística: Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X87148Parole chiave:
Talento, Alta Performance, CriatividadeAbstract
Diversos estudos têm sido desenvolvidos com o objetivo de compreender o fenômeno das altas habilidades/superdotação, apesar de uma ênfase na superdotação associada à inteligência elevada se faça presente historicamente. Nesse contexto, o estudo buscou identificar e analisar produções científicas nacionais e internacionais sobre um tipo específico de altas habilidades/superdotação, ainda pouco explorado: a artística. As bases de dados eletrônicas Periódicos CAPES e PsycInfo foram consultadas, de modo a incluir estudos publicados até o ano de 2023. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 44 estudos foram selecionados. Os resultados indicaram que o tema é investigado por pesquisadores de diversas nacionalidades desde o início do século XX, sendo a amostra mais investigada composta por crianças e adolescentes. Além disso, a área artística com maior número de pesquisas foi Artes Visuais, notando-se ainda predominância de estudos que fizeram uso de entrevistas, questionários e testes psicológicos. Os achados indicaram tendências e lacunas na área, de modo que seus resultados podem ser usados para ampliar os conhecimentos na área.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ACAR, Selcuk. Does the Task Structure Impact the Fluency Confound in Divergent Thinking? An Investigation with TTCT-Figural. Creativity Research Journal, v. 35, n. 1, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10400419.2022.2044656. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/10400419.2022.2044656
AKGÜL, Gülendam. Teacher’s metaphors and views about gifted students and their education. Gifted Education International, v. 37, n. 3, p. 273-289, 2021. https://doi.org/10.1177/0261429421988927 DOI: https://doi.org/10.1177/0261429421988927
ALMEIDA, Leandro da Silva, FLEITH, Denise de Souza; OLIVEIRA, Ema Patrícia. Sobredotação: Respostas Educativas. Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação. ADIPSIEDUC, 2013.
AMBROSE, Don. Interdisciplinary Exploration Guiding Conceptions of Giftedness. In: STERNBERG, Robert Jeffrey; AMBROSE, Don. (Eds.), Conceptions of Giftedness and Talent. Palgrave Macmillan, 2021, p. 1-20. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-56869-6_1
ARON, Laurent; BOTELLA, Marion; LUBART, Todd. Culinary arts: Talent and their development. In: SUBOTNIK, Rena; OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula; WORREL, Frank. The psychology of high performance: Developing human potential into domain-specific talent.American Psychological Association, 2019, p. 345–359. DOI: https://doi.org/10.1037/0000120-016
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC, 2008.
BLOOM, Benjamin. Developing Talent in Young People. Ballantine Books, 1985.
BORLAND, James. The Trouble with Conceptions of Giftedness. In: STERNBERG, Robert Jeffrey; AMBROSE, Don. Conceptions of Giftedness and Talent. Palgrave Macmillan, 2021, p. 37-49. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-56869-6_3
BREVIÁRIO, Álaze Gabriel. Altas habilidades/superdotação: procedimentos de identificação. Ágora, v. 7, n. 10, p. 1-15, 2024. http://doi.org/10.5281/zenodo.10612148.
CARDOSO, Lucila Moraes; LOPES, Érica Ive Xavier; OLIVEIRA, Jamille Cavalcante; BRAGA, Aline Pinheiro. Análise da Produção Científica Brasileira sobre o Teste das Matrizes Progressivas de Raven. Psicologia:Ciência e Profissão, v. 37, n. 1, p. 62–77, 2017. https://doi.org/10.1590/1982-3703000212015. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703000212015
CAVALHEIRO, Juliana Moreno. O atendimento educacional especializado em arte para estudantes com altas habilidades/superdotação. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2021. Disponível em https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4763.
CHAGAS, Jane Farias. Conceituação e fatores individuais, familiares e culturais relacionados às altas habilidades. In. FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades - Orientação a Pais e Professores. Artmed, 2007, p. 16-23. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000500007
CHOI, Dowon; KAUFMAN, James. Where Does Creativity Come From? What Is Creativity? Where Is Creativity Going in Giftedness? In: STERNBERG, Robert Jeffrey; AMBROSE, Don. Conceptions of Giftedness and Talent. Palgrave Macmillan, 2021, p. 65-81. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-56869-6_5
CHUA, Joey. Talent Development in Dance: Perspectives from Gatekepers in Hong Kong and Finland. In: SUBOTNIK, Rena; OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula; WORREL, Frank. The psychology of high performance: Developing human potential into domain-specific talent. American Psychological Association, 2019, p. 261-290. DOI: https://doi.org/10.1037/0000120-013
CLARK, Gilbert; ZIMMERMAN, E. Teaching talented art students: principles and practices. New York: Teachers College Press, 2004.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução 31/2022. Conselho Federal de Psicologia. Disponível em https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-31-2022-estabelece-diretrizes-para-a-realizacao-de-avaliacao-psicologica-no-exercicio-profissional-da-psicologa-e-do-psicologo-regulamenta-o-sistema-de-avaliacao-de-testes-psicologicos-satepsi-e-revoga-a-resolucao-cfp-no-09-2018?origin=instituicao.
COSTA, Gabriel; BECHMANN, Luciléia. Organização Política do Estado Brasileiro: Uma Breve Introdução. In: ORLANDO, Rosimeire Maria. Desdobramentos da política educacional com enfoque na educação especial. EDESP-UFSCAR, 2022, p. 13-22.
COSTA, Therése Hofmman Gatti Rodrigues da; ARAÚJO, Fábio Travassos. Desafios do atendimento educacional especializado a estudantes com altas habilidades/superdotação em artes visuais. Arte, educação e performance, v. 21, n. 47, p. 1-19, 2021. https://doi.org/10.19179/rdf.v47i47.936 DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v47i47.936
CROSS, Tracy L; OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula. Conceptual frameworks for giftedness and talent development: enduring theories and comprehensive models in gifted education. Prufrock Press, 2020.
DAI, David Yun. Assessing and accessing high human potential: A brief history of giftedness and what it means to school psychologists. Psychology in the Schools, v. 57, n. 10, p. 1514-1527, 2020. https://doi.org/10.1002/pits.22346. DOI: https://doi.org/10.1002/pits.22346
DAI, David Yun. Talent Development from the Perspective of Development Science - A Guide to Use-Inspired Research on Human Excellence. Springer, 2023 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-46205-4
DAL FORNO, Letícia Fleig; GARCIA, Lucas França; SILVA, Camila Cortellete Pereira. Do conhecimento clínico ao pedagógico: desafios na identificação das altas habilidades/superdotação. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação, v. 41, n. 3, p. 1-17, 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e93492
DRAKE, Jennifer; WINNER, Ellen. What is Distinctive About Artistically Gifted Children? In: STERNBERG, Robert Jeffrey; AMBROSE, Don. Conceptions of Giftedness and Talent. Palgrave Macmillan, 2021, p. 123-140. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-56869-6_8
FLEITH, Denise de Souza; PRADO, Renata Muniz; VILARINHO-PEREIRA, Daniela. Supporting and guiding families of gifted children: The role of a psychoeducational program. Gifted and Talented International, p. 1-9, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15332276.2023.2238798. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/15332276.2023.2238798
FLORES-MENDOZA, Carmen; SARAIVA, Renan. Avaliação da inteligência: uma introdução. In: HUTZ, Cláudio Simon; BANDEIRA, Denise Ruschel; TRENTINI, Clarissa Marceli. Avaliação psicológica da inteligência e da personalidade. Artmed, 2018, p. 18-41.
HAYES, Heather; EMBRETSON, Susan. Psychological measurement: Scaling and analysis. In: COOPER, Harris; COUTANCHE, Marc; MCMULLEN, Michelle; PANTER, Abigail; RINDSKOPF, David; SHER, Kenneth James. APA handbook of research methods in psychology: Foundations, planning, measures, and psychometrics. American Psychological Association, 2023, p. 169-188. DOI: https://doi.org/10.1037/0000318-009
HERNÁNDEZ-TORRANO, Daniel; KUZHABEKOVA, Aliya. The state and development of research in the field of gifted education over 60 years: A bibliometric study of four gifted education journals (1957–2017), High Ability Studies, v. 31, n. 2, p. 133-155, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13598139.2019.1601071. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/13598139.2019.1601071
INFANTES-PANIAGUA, Álvaro. et al. Diferencias en el autoconcepto entre alumnado con altas capacidades y alumnado general: un metaanálisis desde 2005 hasta 2020. Anales de Psicología / Annals of Psychology, v. 38, n. 2, p. 239–250, 2022. Disponível em: https://revistas.um.es/analesps/article/view/461971/323981. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.6018/analesps.461971
JARVIN, Linda. Talent Development in the World of Classical Music and Visual Arts. RUDN Journal of Psychology and Pedagogics, v. 14, n. 2, p. 131–142, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22363/2313-1683-2017-14-2-131-142. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.22363/2313-1683-2017-14-2-131-142
JARVIN, Linda. Reflections on talent development in arts production. In: SUBOTNIK, Rena; OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula; WORREL, Frank. The psychology of high performance: Developing human potential into domain-specific talent. American Psychological Association, 2019, p. 361-366. DOI: https://doi.org/10.1037/0000120-017
KIM, Hyunjee Hannah; CHOI, Jin Nam. How to Translate Creative Ideas into Innovation? Differential Resources for Proactive and Responsive Team Idea Generation. Creativity Research Journal, v. 35, n. 1, p. 82-98, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10400419.2021.1997468. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/10400419.2021.1997468
KIM, Kyung Hee; KAUFMAN, James; BAER; SRIRAMAN, John Bharath. Creatively Gifted Students are not like Other Gifted Students - Research, Theory, and Practice. Springer, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-6209-149-8
KOGA, Fabiana Oliveira. Avaliação comparativa em educação e música entre crianças precoces com comportamento de superdotação e crianças com desenvolvimento típico. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília]. Repositório Unesp, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/123126. Acesso em: 27 jan. 2024.
KOGA, Fabiana Oliveira. Protocolo para Screening de Habilidades Musicais. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília]. Repositório Unesp, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/182213. Acesso em: 27 jan. 2024.
KOGA, Fabiana Oliveira; CHACON, Miguel Claudio Moriel. Programa de atenção a alunos precoces com comportamento de superdotação: identificação e proposta de enriquecimento musical. Revista Educação Especial, v. 30, n. 57, p. 83-102, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X18972. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X18972
KOGA, Fabiana Oliveira; RANGNI, Rosemeire de Araújo. Adequações do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais e Instrumentos Adicionais. Orfeu, v. 8, n. 1, p. 2-26, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0101. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0101
KOGA, Fabiana Oliveira; RANGNI, Rosemeire de Araújo. Talento Musical: Revisão Sistemática em Produções de Banco de Dados. Educação, Psicologia e Interfaces, v. 4, n. 2, p. 93-107, 2020. https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v4i2.190 . Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v4i2.190
KOZBELT, Aaron; KANTROWITZ, Andrea. Talent and ability in drawing and visual art. In: SUBOTNIK, Rena; OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula; WORREL, Frank. The psychology of high performance: Developing human potential into domain-specific talent. American Psychological Association, 2019, p. 311-343. DOI: https://doi.org/10.1037/0000120-015
MAREE, Jacobus. Gifted education in Africa. In: PFEIFFER, Steven; SHAUNESSY-DEDRICK, Elizabeth; FOLEY-NICPON, Megan. APA handbook of giftedness and talent. American Psychological Association, 2018, p. 131-142. DOI: https://doi.org/10.1037/0000038-009
MACKINNON, David; CHEONG, JeeWong; PIRLOTT, Angela; SMYTH, Heather. Statistical mediation analysis in psychological research. In: COOPER, Harris; COUTANCHE, Marc; MCMULLEN, Michelle; PANTER, Abigail; RINDSKOPF, David; SHER, Kenneth James. APA handbook of research methods in psychology:Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsychological, and biological. American Psychological Association, 2023, p. 435-458. DOI: https://doi.org/10.1037/0000319-020
MCPHERSON, Gary. Musical Prodigies: Interpretations from Psychology, Education, Musicology, and Ethnomusicology. Oxford University Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199685851.001.0001
NAKANO, Tatiana de Cássia; CARVALHO, Ana Paula Costa; MORAIS, Isabella Della Torre. Perceptions about special education and giftedness between psychologists and psychology students: some reflections. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23632. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23632
NAKANO, Tatiana de Cássia; NEGREIROS, Julia R. Escalas de Identificação das Altas Habilidades / Superdotação no Brasil: análise crítica. Revista Olhares, v. 12, n. 1. Disponível em: https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15134. Acesso em: 28 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15134
NAKANO, Tatiana de Cassia; OLIVEIRA, Karina da Silva. Triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação: estrutura fatorial. Avaliação Psicológica, v. 18, n. 4, p. 448-456, 2019. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1804.18478.13. DOI: https://doi.org/10.15689/ap.2019.1804.18478.13
NAKANO, Tatiana de Cássia; PRIMI, Ricardo. Triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação: validade de critério. Estudos em Avaliação Educacional, v. 31, n. 77, p. 472-495, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6794. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6794
NAKANO, Tatiana de Cássia; PRIMI, Ricardo; RIBEIRO, Walquiria de Jesus; ALMEIDA, Leandra. Evaluación Multidimensional de la Superdotación: Criterios de validez de la Batería de Inteligencia y Creatividad para predecir los talentos artísticos y académicos. Anales de Psicología, v. 32, n. 3, p. 628-637, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.6018/analesps.32.3.259391. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.6018/analesps.32.3.259391
NETO, Rafael Annunciato; SUZUKI, Denise Chrysostomo; VITALLE, Maria Sylvia de Souza. A percepção dos professores sobre adolescentes com altas habilidades/superdotação na escola-uma revisão sistemática. Revista Educação-UNG-Ser, v. 15, n. 3, p. 80-93, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33947/1980-6469-V15N3-4320. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-4320
NOICE, Tony; NOICE, Helga. The development of acting talent: Possibilities and approaches. In: SUBOTNIK, Rena; OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula; WORREL, Frank. The psychology of high performance: Developing human potential into domain-specific talent. American Psychological Association, 2019, p. 239-260. DOI: https://doi.org/10.1037/0000120-012
OLIVEIRA-CARDOSO, Érika Arantes de Carvalho; CARVALHO, Lucas de Francisco; NASCIMENTO, Lucila Castanheira; SANTOS, Manoel Antônio dos; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de. Revisão sistemática da literatura: guia didático e diretrizes para a condução das etapas metodológicas. In BARROSO, Sabrina Martins. Pesquisa em Psicologia e Humanidades: métodos e contextos contemporâneos. Editora Vozes, 2022, p. 293-323.
OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula; SUBOTNIK, Rena; WORREL, F. Domain-specific abilities and characteristics: Evolving central components of the talent development megamodel. High Ability Studies, v. 34, n. 2, p. 159-174, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13598139.2022.2139666?src=recsys. Acesso em: 13 mar. 2024 DOI: https://doi.org/10.1080/13598139.2022.2139666
ORLANDO, Suelen Priscila Ferreira Alves; PAULINO, Vanessa Cristina. Declaração de Salamanca e redução nos custos em educação para países em desenvolvimento. In: ORLANDO, Rosimeire Maria. Desdobramentos da política educacional com enfoque na educação especial. EDESP-UFSCAR, 2022, p. 23-33.
PAGE, Matthew et al. PRISMA 2020 explanation and elaboration: updated guidance and exemplars for reporting systematic reviews. BMJ, v. 372, n. 160, p. 1-36, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj.n160. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.n160
PAGE, Matthew et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, v. 372 n. 71, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj.n71. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.n71
PAIK, Susan; KUNISAKI, Lindsey; TRAN, Vinh; GARCIA, Iraise. Developing talent into creative eminence: Understanding the productive giftedness of world class artists. Gifted and Talented International, v. 36, n. 1-2, p. 15-31, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15332276.2021.1961108. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/15332276.2021.1961108
PAIK, Susan; KUNISAKI, Lindsey; TRAN, Vinh; GARCIA, Iraise. Talent Development of Artists and Scientists. In: JEYNES, W. Relational Aspects of Parental Involvement to Support Educational Outcomes - Parental Communication, Expectations, and Participation for Student Success. Routledge, 2023, p. 287–310. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003128434-19
PASIAN, Maria Silvia. Alunos com altas habilidades/superdotação na educação especial: terminologia e origem. Cadernos da Fucamp, v. 19, n. 42, p. 48-55, 2020. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2246. Acesso em 09 fev. 2024.
PEDROSA, Carla Teresa Costa; LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes. Criatividade em artes visuais no contexto de altas habilidades/ superdotação. Revista Teias, v. 25, n. 76, p. 361–377, 2024. http://doi.org/10.12957/teias.2024.72231. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.72231
PEREIRA, Josilene Domingues Santos; RANGNI, Rosemeire de Araújo. Atendimento às necessidades socioemocionais de estudantes com dupla excepcionalidade: revisão integrativa da literatura internacional. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, v. 26, p. 117-139, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10042. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10042
RENZULLI, Joseph S. Myth: The gifted constitutes 3-5% of the population. In REIS, Sally; RENZULLI, Joseph S. Identification of students for gifted and talented programs. Corwin Press & The National Association for Gifted Children, 2004, p. 63-70.
RENZULLI, Joseph S. Systems and models for developing programs for the gifted and talented. Taylor & Francis, 1986.
RENZULLI, Joseph S. Examining the challenges and caveats of change in gifted education. In RENZULLI, Joseph S. Reflections on gifted education: critical works by Joseph S. Renzulli and colleagues. Routledge, 2016. p. 3-30. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003237693-2
REIS, Sally; RENZULLI, Joseph. The schoolwide enrichment model: A focus on student strengths & interests. In: REIS, Sally; RENZULLI, Joseph. Systems and models for developing programs for the gifted and talented. 2. ed. Routledge, 2023. p. 323-352. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003419426-13
RILEY, Sarah; LAMARRE, Andrea. Developments in qualitative inquiry. In: COOPER, Harris; COUTANCHE, Marc; MCMULLEN, Michelle; PANTER, Abigail; RINDSKOPF, David; SHER, Kenneth James. APA handbook of research methods in psychology: Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsychological, and biological. American Psychological Association, 2023. p. 5-23.
RODRIGUES, Helena. Estudo de validade do teste Intermediate of Music Audiation de Edwin Gordon para uma situação de desempenho musical de crianças do 1o ano de escolaridade. Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, v. Esp., n. 10, p. 11-23, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/13079. Acesso em: 27 jan. 2024.
ROOT-BERNSTEIN, Robert; ROOT-BERNSTEIN, Michele. Artistic Scientists and Scientific Artists: The Link Between Polymathy and Creativity. In STERNBERG, Robert Jeffrey; GRIGORENKO, Elena; SINGER, Jerome. Creativity: From potential to realization. American Psychological Association, 2004. p. 127-151. DOI: https://doi.org/10.1037/10692-008
ROOT-BERNSTEIN, Robert; ROOT-BERNSTEIN, Michele. Relationships Between Talent, Training, Polymathy, and Creativity. In: STERNBERG, Robert Jeffrey; AMBROSE, Don. Conceptions of Giftedness and Talent. Palgrave Macmillan, 2021. p. 357-370. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-56869-6_20
RONDINI, Carina Alexandra. Escala de rastreio de características artísticas do estudante com superdotação criativo-produtiva. Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação, v. 1, n. 2, p. 76-88, 2020. Disponível em: https://recriai.emnuvens.com.br/revista/article/view/38. Acesso em: 27 jan. 2024.
SEASHORE, Carl Emil. The Psychology of Musical Talent. Silver. Burdett and Company, 1919. DOI: https://doi.org/10.1037/13031-000
SILVERMAN, Linda Kreger. The Construct of Asynchronous Development. Peabody Journal of Education, v. 72, n. 3-4, p. 38-56, 1997. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1493035. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/0161956X.1997.9681865
SOUZA, Silvana Lemes de. Altas habilidades e superdotação na educação infantil e ensino fundamental I: uma revisão bibliográfica dos últimos anos. In: CASTRO, Paula Almeida de; LIMA, Ezer Wellington Gomes. Educação Especial. Realize Editora, 2022. p. 170-192. DOI: https://doi.org/10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT10.008
STOEGER, Heidrun; BALESTRINI, Daniel Patrick; ZIEGLER, Albert. International perspectives and trends in research on giftedness and talent development. In: PFEIFFER, Steven; SHAUNESSY-DEDRICK, Elizabeth; FOLEY-NICPON, Megan. APA handbook of giftedness and talent. American Psychological Association, 2018. p. 25-37. DOI: https://doi.org/10.1037/0000038-002
TASCA, Ilaria; GUIDI, Michele; TURRIZIANI, Patrizia; MENTO, Giovanni; TARANTINO, Vicenza. Behavioral and Socio-Emotional Disorders in Intellectual Giftedness: A Systematic Review. Child Psychiatry & Human Development, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10578-022-01420-w. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s10578-022-01420-w
TATEO, Luca, MARSICO, Giuseppina; VALSINER, Jaan. The Pandemic Atmos-Fear. International Perspectives in Psychology, v. 11, n. 2, p. 125-133, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1027/2157-3891/a000041. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1027/2157-3891/a000041
TÜRKMAN, Burak. The Evolution of the term of giftedness & theories to explain gifted characteristics. Journal of Gifted Education and Creativity, v. 7, n. 1, p. 7-24, 2020.
UNAL, Naciye Ece; SAK, Ugar. Outlanders: Loneliness experience of gifted girls. High Ability Studies, v. 34, n. 1, p. 61-86, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13598139.2022.2064270. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/13598139.2022.2064270
VALADEZ, Dolores; BETANCOURT, Julián; BRAVO, Juan Francisco Flores; RODRÍGUEZ-NAVEIRAS, Elena; BORGES, África. Evaluation of the Effects of Grouping High Capacity Students in Academic Achievement and Creativity. Sustainability, v. 12, n. 11, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su12114513. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/su12114513
WECHSLER, Solange Muglia. Avaliação da Criatividade no Contexto Brasileiro. Avaliação Psicológica, v. 3, n. 1, p. 21-31, 2004. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712004000100003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 fev. 2024.
WECHSLER, Solange Muglia; MARTINEZ, Chaielen Marchiolli Barboza; COMPARINI, Ingrid Piccolo. O Desenho da Figura Humana: avaliação cognitiva e criativa infantil. In: HUTZ, Cláudio Simon; BANDEIRA, Denise Ruschel; TRENTINI, Clarissa Marceli. Avaliação psicológica da inteligência e da personalidade. Artmed, 2018. p. 167-182.
WINNER, Ellen; MARTINO, Gail. Giftedness in Non-Academic Domains: The Case of the Visual Arts and Music. In: HELLER, Kurt; MONKS, Franz Josef; STERNBERG, Robert Jeffrey; SUBOTNIK, Rena. International handbook of research and development of giftedness and talent. 2. ed. Elsevier Science Ltd., 2000. p. 95-110. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-008043796-5/50007-3
WOLF, Anna; KOPIEZ, Reinhard. Development and validation of the musical ear training assessment (META). Journal of Research in Music Education, v. 66, n. 1, p. 53-70, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022429418754845. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/0022429418754845
WORREL, Frank; SUBOTNIK, Rena; OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula. Giftedness and eminence: Clarifying the relationship. Gifted and Talented International, v. 36, n.1-2, p. 3-14, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/15332276.2022.2049461?needAccess=true. Acesso em: 13 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/15332276.2022.2049461
YANIK, Zeynep Yazgi; AFAT, Nüket. Metacognitive awareness as a predictor of social emotional learning skills in gifted and talented students. Gifted and Talented International, v. 37, n. 2, p.109-118, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15332276.2022.2053316. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/15332276.2022.2053316
ZAMPERETTI, Mariane Polidori. Artes visuais e ensino remoto: paroximo nas interações em tempos de pandemia. Palíndromo, v. 13, n. 29, p. 37-53, 2021. http://doi.org/10.5965/2175234613292021037. DOI: https://doi.org/10.5965/2175234613292021037
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).


