Tecnologia da Informação, educação para superdotados e desenvolvimento de talentosos: uma revisão da literatura de 2010 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X68407Palavras-chave:
Educação para superdotados, Educação STEM/STEAM, TecnologiaResumo
A sociedade mundial dependerá cada vez mais de talentos no campo da Tecnologia da Informação por essa razão, crianças e jovens com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em Tecnologia da Informação (TI) estarão na vanguarda da ciência, tecnologia e inovação e atuarão em áreas ainda desconhecidas. A presente revisão de literatura teve como objetivo investigar o cenário da inserção da TI na educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos presentes na literatura no período de 2010 a 2021. A revisão da literatura aconteceu em três bases de dados (Scopus, Portal de periódicos Capes e ScieLO) e foram buscados termos em Língua Inglesa (“talent”, “gifted”, “giftedness”, “technology”); em Língua Portuguesa (“altas habilidades”; “superdotação”; “superdotados”; “tecnologia”). Como critério de inclusão, os descritores deveriam estar no resumo, palavras-chave ou título de artigos nacionais ou internacionais. Foi selecionado um total de 54 artigos oriundos de 10 países. Os dados revelaram que os estudos encontrados investigaram as seguintes temáticas: a) aprendizagem mediada pelo uso de ferramentas tecnológicas; b) lógica de programação; (c) educação STEM/STEAM; (d) habilidades espaciais. É importante ir além do que normalmente se observa na literatura nacional, cujos estudos apresentam uma maior ênfase no “uso” de ferramentas como mediadores da aprendizagem, buscando incentivar também a educação tecnológica e o desenvolvimento de projetos.
Downloads
Referências
AHMAD, Mazalah. et al. The discovery of the traits of gifted and talented students in ICT. International Education Studies, v. 7, n. 13, p. 92–101, dez. 2014.
ANDERSEN, Lori. Visual–Spatial Ability: Important in STEM, Ignored in Gifted Education. Roeper Review, v. 36, n. 2, p. 114–121, abr. 2014.
ANTIPOFF, Cecília Andrade.; CAMPOS, Regina Helena de Freitas Superdotação e seus mitos. Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 2, p. 301–309, 2010.
ANN ROBINSON et al. The effects of a Science-Focused STEM Intervention os Gifted Elementary Students Science Knowledge and Skills. Journal of Advanced Academic, v. 25, n. 3, p. 189-213, jun. 2014.
AVCU, Yunus; AYVERDI, Leyla. Examination of the Computer Programming Self-Efficacy’s Prediction towards the Computational Thinking Skills of the Gifted and Talented Students. International Journal of Educational Methodology, v. 6. n. 2, 259–270, mai 2020.
BERNSTEIN, Brian O., LUBINSKI, David., BENBOW, Camilla. Academic acceleration in gifted youth and fruitless concerns regarding psychological well-being: A 35-year longitudinal study. Journal of Educational Psychology, v. 113; n. 4, p. 830–845, 2021.
BRASIL. Decreto no 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF: MEC. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm#art11
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB de 2001. Seção 1E. Brasília, DF: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.
BRASIL. Lei no 13.234, de 29 de Dezembro de 2015. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13234.htm
BUCHWEITZ, Augusto; SIQUEIRA, Ivan Cláudio; CAPOVILLA, Fernando; BRAGA, Valseni; CUNHA, Wiliam. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=182481-texto-referencia-normas-sobre-computacao-na-educacao-basica&category_slug=abril-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 de Julho de 2021.
CHAGAS, Jane Farias. Conceituação e fatores individuais, familiares e culturais relacionados às altas habilidades. In. FLEITH, Denise; ALENCAR, Eunice. M. L. Soreano (Org), Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades (p. 15-24). Porto Alegre: Artmed. 2007.
CIEB. Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. Currículo de Referência Em Tecnologia e Computação. 2016. Disponível em: http://curriculo.cieb.net.br. Acesso em: 15 de Julho de 2021.
COXON, Steve. V. The Malleability of Spatial Ability Under Treatment of a FIRST LEGO League-Based Robotics Simulation. Journal for the Education of the Gifted, v. 35; n. 3, p. 291–316, jul. 2012.
CHOI, Kyong Mi. (2014). Opportunities to Explore for Gifted STEM Students in Korea: From Admissions Criteria to Curriculum. Theory Into Practice, v. 53, n. 1, p. 25–32, jan. 2014.
DAI, David Y.; CHEN, Fei. Paradigms of Gifted Education: A Guide to Theory–Based, Practice-Focused Research. [S.l.]: Routledge, 2021. p. 296.
DELOU, Cristina Maria Carvalho. O Funcionamento do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilida-des/Superdotação (PAAAH/SD-RJ). Revista Educação Especial, v. 27, n. 50, p. 675–688, 2014.
DIEKER, Lisa et al. The use of virtual and simulated teaching and learning environments: Inviting gifted students into science, technology, engineering, and mathematics careers (STEM) through summer partnerships. Gifted Education International, v. 28, n. 1, p. 96 – 106, Janeiro 2012.
FLEITH, Denise de Souza. A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades, superdotação. SEESP: São Paulo, 2007.
GAGNÉ, François. Building gifts into talents: Detailed overview of the DMGT 2.0. In B. MacFarlane, & T. Stambaugh (Eds.), Leading change in gifted education: the festschrift of Dr. Joyce VanTassel-Baska. Waco, TX: 2009. Prufrock Press.
GAGNÉ, Françoys. De los genes al talento: la perspectiva DMGT/CMTD. Revista de Educación, v. 368, p. 12-39, abr.-jun. 2015.
GAMA, Maria Clara Sodré (2014). Superdotação e currículo. In VIRGOLIM, Angela; KONKIEWITZ, Elisabete Castelon. Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade. Campinas: Papirus, 2014. p. 389-409.
HAUSAMANN, Dieter. Extracurricular Science Labs for STEM Talent Support. Roeper Review, v. 34, n. 3, p. 170–182, jun 2012.
HAZIN, Izabel et al. High Abilities and Information Technologies: The Talento Metrópole Brazilian Program. Creative Education, v. 6, n. 7, p. 647-653, maio 2015.
HEILBRONNER, Nancy N. Stepping Onto the STEM Pathway: Factors Affecting Talented Students’ Declaration of STEM Majors in College. Journal for the Education of the Gifted, v. 34, n. 6, p. 876-899, nov. 2011.
HOUSAND, Brian C., & HOUSAND, Angela M. The role of technology in gifted students’ motivation. Psychology in the Schools, v. 49, n. 7, p. 706–715, jun. 2012.
IONICA-ONA, Anghel. (2013). Identification of students with talent in the technical domains. Psychologia-Paedagogia, v. 1, n. 58, p. 83–91, 2013.
KELL, Harrison. J.; LUBINSKI, David. Spatial Ability: A Neglected Talent in Educational and Occupational Settings. Roeper Review, v. 35, n. 4, p. 1831–1836, out. 2013.
LEE, Young-Jin. Scratch: Multimedia Programming Environment for Young Gifted Learners. Gifted Child Today, v. 34, n. 2, p. 26-31, abr. 2011.
LIKHANOV, Maxim V. et al. Ordinary extraordinary: Elusive group differences in personality and psychological difficulties between STEM-gifted adolescents and their peers. Educational Psychology, v. 91, n. 1, p. 78-100, mar. 2021.
LUBINSKI, David Spatial ability and STEM: a sleeping giant for talent identification and development. Personality and Individual Differences, v. 49, n. 4, p. 344-351, set.2010.
MAKEL, Matthew. C. et al. The Academic Gap: An International Comparison of the Time Allocation of Academically Talented Students. Gifted Child Quarterly, v. 59, n. 3, p. 177-189, abr. 2015.
MAKER, C. June. Identifying Exceptional Talent in Science, Technology, Engineering, and Mathematics: Increasing Diversity and Assessing Creative Problem-Solving. Journal of Advanced Academics, v. 31(3), 161–210, jul. 2020. Scopus. https://doi.org/10/gh53dk
MANN, Eric L., MANN, Rebecca. L., STRUTZ, Michele L., DUNCAN, Daphne., YOON, So Yoon. Integrating Engineering Into K-6 Curriculum: Developing Talent in the STEM Disciplines. Journal of Advanced Academics, v. 22, n. 4, p. 639–658, ago, 2011.
MCCABE, Kira O., LUBINSKI, David., BENBOW, Camilla. P. Who shines most among the brightest?: A 25-year longitudinal study of elite STEM graduate students. Journal of Personality and Social Psychology, v. 119, n. 2, 390–416, ago. 2020.
MILLER, David I.; HALPERN, Diane F. Can spatial training improve long-term outcomes for gifted STEM undergraduates? Learning and Individual Differences, v. 26, p. 141-152, ago. 2013.
MULLET, Dianna R.; KETTLER, Todd; SABATINI, AnneMarie. Gifted Students’ Conceptions of Their High School STEM Education. Journal for the Education of the Gifted, v. 41, n. 1, p. 60-92, dez. 2017.
OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula. Special schools and other options for gifted STEM students. Roper Review, v. 32. n. 1, p. 61-70. dez. 2009.
OZCAN, Deniz., & BICEN, Huseyin. Giftedness and Technology. Procedia Computer Science, 102, 630–634, out. 2016. https://doi.org/10/gj5m38
PARK, Gregory., LUBINSKI, David., & BENBOW, Camilla. When less is more: Effects of grade skipping on adult STEM productivity among mathematically precocious adolescents. Journal of Educational Psychology, v. 105. N. 1, 176–198, 2013.
PASSOS, Carolina S.; BARBOSA, Altemir J. G. Desenvolvimento de talentos no Brasil: uma análise dos serviços de atendimento. Educação em Revista, v. 33, p. 1-20, 2017.
PEDRO, Ketilin Mayra & CHACON, Miguel Claudio Moriel. Pesquisas na internet: Uma análise das competências digitais de estudantes precoces e/ou com comportamento dotado. Educar em Revista, 66, 227–240, dez. 2017. https://doi.org/10/ggxxvp
PEREIRA, Vera Lúcia. Superdotação e currículo escolar: potenciais superiores e seus desafios da perspectiva da educação inclusiva. In: VIRGOLIM Angela; KONKIEWITZ Elisabete Castelon (orgs.). Altas Habilidades, inteligência e criatividade: uma perspectiva interdisciplinar. Campinas: Papirus, 2014. p. 373-388.
PERIATHIRUVADI, Sita; RINN, Anne N. Technology in Gifted Education: A Review of Best Practices and Empirical Research. Journal of Research on Technology in Education, v. 45, n. 2, p. 153-169, fev. 2014.
PETERS, Scott J.; MAKEL, Matthew C.; RAMBO-HERNANDEZ, Karen Local Norms for Gifted and Talented Student Identification: Everything You Need to Know. Gifted Child Today, v. 44, n. 2, p. 93-104, mar. 2021.
RAABE, André; COUTO, Natália; BLIKSTEIN, Paulo. Diferentes abordagens para a computação na educação básica. In: RAABE, André; Avelino F. ZORZO; BLIKSTEIN, Paulo. (org.). Computação na educação básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, 2020. p. 3-15.
RECH, Andreia Jaqueline Devalle., NEGRINI, Tatiane. Formação de professores e altas habilidades/superdotação: Um caminho ainda em construção. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, n. 2. P. 485–498, jun. 2019.
RECH, Andreia Jaqueline Devalle., FREITAS, Soraia Napoleão. A importância da superação de barreiras entre família e escola para a construção de um trabalho colaborativo em prol da inclusão escolar do filho e aluno com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial (UFSM), v. 34, n. p. 1–26, mai 2021.
RENZULLI, Joseph S. The Enrichment Triad Model: A Plan for Developing Defensible Programs for the Gifted and Talented. Gifted Child Quarterly, v. 21, n. 2, p. 227-233, jun. 1977.
RENZULLI, Joseph; REIS, Sally. The schoolwide enrichment model: a comprehensive plan for educational excellence. Mansfield Center, CT: Creative Learning Press, 1985.
RENZULLI, Joseph. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação, v. 25, n. 2, p. 75–131, 2004.
RENZULLI, Joseph. Reexamining the Role of Gifted Education and Talent Development for the 21st Century: A Four-Part Theoretical Approach. Gifted Child Quarterly, v. 56(3), 150–159, jun. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0016986212444901
ROOT-BERNSTEIN, Robert. Arts and crafts as adjuncts to STEM education to foster creativity in gifted and talented students. Asia Pacific Education Review, v. 16, p. 203-2012, mar. 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs12564-015-9362-0#citeas.
ROBERTS, Julia. State Residential STEM Schools: A Case Study. In: BRONWYN, Mac Farlane. (org.). STEM Education for High-Ability Learners Designing and Implementing Programming. Texas: 2016. Prufrock Press Inc. (n.p). Disponível em https://www.scribd.com/book/273046701/STEM-Education-for-High-Ability-Learners-Designing-and-Implementing-Programming.
ROBERTSON, Kimberly Ferriman et al. Beyond the thereshold hyphothesis: Even among the gifted and top math/Science graduate students, cognitive abilities, vocational interests, and lifestyle preferences matter for career choice, performance, and persistence. Current Directions in Psychological Sience, v. 19 n. 6, 346-351, dez. 2010.
ROBINSON, Ann. et al. The Effects of a Science-Focused STEM Intervention on GiftedElementary Students’ Science Knowledge and Skills. Journal of Advanced Academics, v. 25, p. 189-213, jun. 2014.
ROMÁN-GONZÁLEZ, Marcos., PÉREZ-GONZÁLEZ, Juan-Carlos., & JIMÉNEZ-FERNÁNDEZ, Carmen. Which cognitive abilities underlie computational thinking? Criterion validity of the Computational Thinking Test. Computers in Human Behavior, 72, 678–691, abr. 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563216306185#:~:text=Results%20show%20statistically%20significant%20correlations,ability%20(r%20%3D%200.67).
ROMÁN-GONZÁLEZ, Marcos., PÉREZ-GONZÁLEZ, Juan-Carlos., MORENO-LEÓN, Jesús., & ROBLES, Gregório. Can computational talent be detected? Predictive validity of the Computational Thinking Test. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 18, 47–58, nov. 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S221286891730034X#!
SÁ, Paula Renata Bezerra Xavier. A Inclusão de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Básica: Um desafio à Prática Pedagógica. Revista de Psicologia, v. 11, n. 8, 480-492, 2017.
SBC. Diretrizes para ensino de computação na educação básica. 2019. Disponível em: https://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica. Acesso em: 15 de Julho de 2021.
SIEGLE, Del. Identifying Students with Gifts and Talents in Technology. Gifted Child Today, v. 4, p. 46–49. 2004. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ684160.pdf
SIEGLE, Del. Developing student programming and problem-solving skills with visual basic. Gifted Child Today, 32(4), 24–29, 2009. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ860950.pdf
SIEGLE, Del. Technology: Learning Can Be Fun and Games. Gifted Child Today, v. 38, n. 3, 192–197, jul. 2015.
SIEGLE, Del. Drawing Pictures With Big Data: Helping Students Develop Critical-Thinking Skills and Deeper Understanding. Gifted Child Today. v. 39(2) pp. 116-120. jun, 2016.
SIEGLE, Del. Technology: Encouraging Creativity and Problem Solving Through Coding. Gifted Child Today, 40(2), 117–123, abr. 2017.
SIEGLE, Del. Seeing Is Believing: Using Virtual and Augmented Reality to Enhance Student Learning. Gifted Child Today, nº 42(1), 46–52, 2019.
SIEGLE, Del. I have na Idea, I need to share: Using Technology to enhance Brainstorming. Gifted Child Today, 43 (3), 205-2011, jul. 2020.
STEENBERGEN-HU, Saiying.; OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula. Factors That Contributed to Gifted Students’ Success on STEM Pathways: The Role of Race, Personal Interests, and Aspects of High School Experience. Journal for the Education of the Gifted, v. 40, n. 2, p. 99-134, abr. 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0162353217701022. Acesso em: 02 de Junho de 2021.
STOEGER, Heidrun; HOPP, Manuel; ZIEGLER, Albert. Online Mentoring as an Extracurricular Measure to Encourage Talented Girls in STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics): An Empirical Study of One-on-One Versus Group Mentoring Gifted Child Quartely, v. 61, n. 3, p. 239-249, abril 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0016986217702215.
SWICORD, Barbara., CHANCEY, Jaclyn., BRUCE-DAVIS, Micah. N. “Just What I Need”: Gifted students’ perceptions of one online learning system. SAGE Open, n. 3; v. 2, 1–10, mai 2013.
SU, Haiyang. Who are information and communication technology talents? Human Behavior and Emerging Technology talents? A Literature Review, v. 2, n. 3, p. 288-297, jul. 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/hbe2.206.
SUBOTNIK, Rena; OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula; WORRELL, Frank. Rethinking Giftedness and Gifted Education: A Proposed Direction Forward Based on Psychological Science. Psychological Science in the Public Interest, v. 12, n. 1, p. 3-54, set. 2011. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1529100611418056.
SUBOTNIK, Rena.; OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula.; WORRELL, Frank. Talent development as the most promising focus of giftedness and gifted education. In: PFEIFFER, E. S. S. I.; FOLEY-NICPON., M. (ed.). APA handbook of giftedness and talento. Estados Unidos: APA, 2018.
SUELVES, Diana Marín et al. Investigación Bibliométrica en Aprendizaje Mediado por Tecnología con Alumnado de Altas Capacidades. Rev. bras. educ. espec., v. 26, n. 2, p. 2229-246, abr. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/8b8SmFLmdKvVL7CcXBgfymx/?format=pdf&lang=es.
SWICORD, Barbara.; CHANCEY, Jaclyn. M.; BRUCE-DAVIS, Micah N. “Just What I Need”: Gifted Students’ Perceptions of One Online Learning System. Sage open, v. 3, n. 2, p. 1-10, maio 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2158244013484914.
UZUNBOYLU, Huseyin. et al. Research and Trends in Technology and Gifted Child: Results of a Content Analysis. Iternational Journal of Emerging Technologies, v. 14, n. 22, p. 58-69, 2019. Disponível em: https://online-journals.org/index.php/i-jet/article/view/11751/6133. Acesso em: 22 de fevereiro de 2021.
THANON, Phunsapphaisan., XIA, Zhihua., XUN, Yuan. Information technology gifted program under the national curriculum reform of basic education: A case study on a senior high-school in Shanghai, China. Revista de Cercetare Si Interventie Sociala, v. 71, 77–97. 2020.
VANMETER-ADAMS, Adams. et al. Students who Demonstrate Strong Talent and Interest in STEM Are Initially Attracted to STEM through Extracurricular Experiences. CBE Life Sciences Education, v. 13, n. 4, p. 687-697, mar. 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25452491/. Acesso em: 22 de fevereiro de 2021VIRGOLIM, Angela. Altas Habilidades/Superdotação: encorajando potenciais. Brasília, DF: MEC, SEESP. 2007.
WAI, Jonathan., LUBINSKI, David., BENBOW, Camilla. P., & STEIGER, James. H. Accomplishment in science, technology, engineering, and mathematics (STEM) and its relation to STEM educational dose: A 25-year longitudinal study. Journal of Educational Psychology, v. 102; n. 4, 860–871. 2010.
WECHSLER, Solange M.; FLEITH, Denise de Souza. The scenario of gifted education in Brazil. Cogent Education, v. 4, n. 1, p. 2-12, maio 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/2331186X.2017.1332812. Acesso em: 22 de fevereiro de 2021.
YOON, So Yoon; MANN, Eric. L. Exploring the Spatial Ability of Undergraduate Students: Association With Gender, STEM Majors, and Gifted Program Membership. Gifted Child Quarterly, v. 61, n. 4, p. 313-327, jul. 2017. Disponível em: https://doi.org/10/ggm52j. Acesso em: 22 de fevereiro de 2021.
ZIMLICH, Susan. L. Using technology in gifted and talented education classrooms: The teachers’ perspective. Journal of Information Technology Education: Innovations in Practice, 14(1), 101–124, abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10/gmbkwc. Acesso em: 22 de fevereiro de 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).