A identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação na educação básica: um estudo sobre a relação de fatores socioeconômicos e educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88836

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Identificação, Educação Básica

Resumo

Com o objetivo de compreender os fatores que influenciam a identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) na educação básica, realizou-se uma pesquisa quantitativa a partir de dados públicos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Foram conduzidas análises relacionadas aos estados da região sudeste do Brasil, contemplando os anos de 2012 a 2021, empregando técnicas inferenciais e utilizando como base um modelo de regressão linear múltipla. Os resultados indicam que o investimento em educação, a presença de professores sem licenciatura, o tipo de rede escolar (privada ou pública), o Índice de Gini e a renda per capita influenciam na identificação de alunos com AH/SD. Os resultados encontrados, bem como as hipóteses rejeitadas, contribuem ainda para a desmistificação de deduções baseadas no senso comum de que as altas habilidades/superdotação estão relacionadas a um ambiente escolar privilegiado. Ainda que a renda exerça notória influência no processo de identificação, o sistema de ensino público ainda abarca a maioria dos estudantes brasileiros, e necessita de ações sólidas para identificação, inclusão e permanência destes alunos. Conclui-se que para trabalhos sob este viés, é recomendável a utilização de variáveis relacionadas à estrutura do ambiente escolar, disponibilidade dos professores para atendimento aos alunos AH/SD, uso de avaliações psicométricas entre outras, que podem se tornar relevantes na variação dos coeficientes estimados.

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Biografia do Autor

Alessandra de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Cursando Mestrado em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL (2023-2025), formada em Administração de Empresas pelo IFSULDEMINAS (2017-2020), atuação na área de Recursos Humanos com foco em Recutamento e Seleção de Pessoas, Cultura, Engajamento e Clima. Áreas de pesquisa de interesse: Inserção de PCD's no Mercado de Trabalho; Relações de Gênero; Inclusão e Diversidade e Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação no Mercado de Trabalho.

Aline Juliane do Lago, Universidade Federal de Alfenas

Mestranda em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Especialista em Educação Especial e Inclusiva e em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Educação São Luís. Especialista em Psicopedagogia (2018), Neuropsicologia (2022) e graduada em Pedagogia (2012), todas pela PUC Minas. É professora efetiva dos anos iniciais do ensino fundamental na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Atualmente, convidada para exercer função gratificada da administração, na Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas.

Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2015). Visiting Researcher na Universidade de Lancaster (UK) e integrante do Center for Marketing Analytics and Forecasting (CMAF). Há 15 anos professor, pesquisador e analista de dados envolvendo os seguintes temas: finanças, mídias sociais, marketing, people analytics, fusões e aquisições, mercado de ações, desastres naturais e classificação de imagens médicas.

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

Oliveira, A. de, Lago, A. J. do, & Rodrigo Gomes Pessanha, G. (2025). A identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação na educação básica: um estudo sobre a relação de fatores socioeconômicos e educacionais. Revista Educação Especial, 38(1), e36/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X88836

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