<b>Características desejáveis em professores de alunos com altas habilidades/superdotação</b>

Autores

  • Alexandra da Costa Souza Martins Universidade Católica de Brasília, Brasília, Distrito Federal
  • Eunice Soriano de Alencar Universidade Católica de Brasília, Brasília, Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1881

Palavras-chave:

high ability, teacher, giftedness.

Resumo

Este estudo teve como objetivos investigar a formação desejável em um docente para atender alunos com altas habilidades/superdotação, as características desejáveis nos referidos docentes e concepções sobre altas habilidades/superdotação. Participaram da pesquisa 20 professores da rede pública de ensino de uma cidade do entorno de Brasília, 10 deles atuando nas séries iniciais do Ensino Fundamental e 10 no curso de Pedagogia. Uma abordagem qualitativa foi usada nesse estudo e os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e procedeu-se a uma análise de conteúdo dos dados obtidos. No que diz respeito à formação desejável em um professor de alunos com altas habilidades/superdotação, foram apontadas a formação continuada, o currículo da graduação adaptado ao tema e a pós-graduação na área. As características desejáveis em docentes de alunos com altas habilidades/superdotação se referiam a atributos personológicos (traços de personalidade e habilidade intelec-tual) e características profissionais. As concepções sobre altas habilidades/superdotação apresentadas pelos participantes, de maneira geral, se aproximam daquelas da literatura utilizada como referência para este estudo. Contudo, notou-se falta de informações sobre como aplicar a teoria na prática, além de distintas ideias errôneas em relação ao tema.



Palavras-chave
: altas habilidades; professor; superdotação.

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Publicado

2011-06-10

Como Citar

Martins, A. da C. S., & Alencar, E. S. de. (2011). <b>Características desejáveis em professores de alunos com altas habilidades/superdotação</b>. Revista Educação Especial, 1(1), 31–45. https://doi.org/10.5902/1984686X1881

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua