<b>A identificação e o encaminhamento dos alunos com Altas Habilidades / Superdotação em Campo Grande – MS</b>
Resumo
O presente artigo decorre de uma pesquisa sobre o processo-diagnóstico de identificação e encaminhamento dos alunos com altas habilidades / superdotação, realizado pela Rede Estadual de Ensino na cidade de Campo Grande-MS. Para esse fim, optamos por um estudo exploratório sobre as propostas de identificação e encaminhamento desses alunos que participavam do Núcleo de Inclusão. Além da pesquisa documental, realizamos entrevistas com dois profissionais responsáveis pelo programa, dois estudantes e seus respectivos pais. À luz do referencial sócio-histórico constatou-se que há dificuldades para eleger critérios de identificação da pessoa superdotada, mas percebe-se que a abordagem psicométrica ainda é uma forte base teórica para o diagnóstico dos estudantes sujeitos da pesquisa.
Palavras-chave: Educação. Superdotação e Necessidades Educacionais Especiais.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).