<b>A identificação e o encaminhamento dos alunos com Altas Habilidades / Superdotação em Campo Grande – MS</b>

Autores

  • Cynthia Garcia Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul
  • Alexandra Ayach Anache Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente artigo decorre de uma pesquisa sobre o processo-diagnóstico de identificação e encaminhamento dos alunos com altas habilidades / superdotação, realizado pela Rede Estadual de Ensino na cidade de Campo Grande-MS. Para esse fim, optamos por um estudo exploratório sobre as propostas de identificação e encaminhamento desses alunos que participavam do Núcleo de Inclusão. Além da pesquisa documental, realizamos entrevistas com dois profissionais responsáveis pelo programa, dois estudantes e seus respectivos pais. À luz do referencial sócio-histórico constatou-se que há dificuldades para eleger critérios de identificação da pessoa superdotada, mas percebe-se que a abordagem psicométrica ainda é uma forte base teórica para o diagnóstico dos estudantes sujeitos da pesquisa.

Palavras-chave: Educação. Superdotação e Necessidades Educacionais Especiais.

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Como Citar

Oliveira, C. G., & Anache, A. A. (2011). <b>A identificação e o encaminhamento dos alunos com Altas Habilidades / Superdotação em Campo Grande – MS</b>. Revista Educação Especial, (27), 61–84. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4348

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua