Revisão de literatura sobre aspectos das avaliações para Altas Habilidades/Superdotação

Naila Mattos Iorio, Fernanda Ferreira Chaves, Alexandra Ayach Anache

Resumo


Na intenção de evidenciar as discussões referentes às avaliações em Altas Habilidades/Superdotação no Brasil, este estudo bibliográfico representa um estado da arte que utiliza o Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas do Nível Superior, sob o recorte cronológico de 1989 a 2012. Caracteriza-se como limitadores metodológicos desta pesquisa: a) a sucessão e escolha dos descritores empregados; b) a disponibilidade cronológica e de trabalhos completos publicados no Banco de Dados utilizado; c) análise inicial e, sua consoante categorização temática, que utiliza como base a enunciação do objetivo central de cada pesquisa em seus respectivos resumos, portanto, pode apresentar imprecisão ou duplicidade de categorização. Com um resultado geral de oitenta e dois trabalhos, o presente estudo apresenta uma divisão de dois eixos norteadores. O primeiro utiliza os resumos disponíveis e retrata um panorama das pesquisas, com a abordagem aos temas mais trabalhados. O segundo eixo, confere uma amostra de oito pesquisas que tratam das avaliações em Altas Habilidades/Superdotação e, busca em seus trabalhos completos, dados como: ano de publicação, área de conhecimento, nível da pesquisa, referencial teórico, procedimentos metodológicos e considerações finais. Por fim, considera-se por meio das análises e discussões apresentadas a necessidade de mais empreendimentos científicos na área da superdotação, bem como, em sua interlocução com as avaliações psicológicas no Brasil, e deste modo, suscitar temáticas e estudos que versem sobre os instrumentos e estratégias de avaliação pertinentes a esta população.

Palavras-chave


Revisão de literatura; Superdotação; Avaliação psicológica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X17447

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOI10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., limite para publicar a edição 31 março.

Segundo trimestre, abr./jun., limite para publicar a edição 30 junho.

Terceiro trimestre, jul./set., limite para publicar a edição 30 setembro.

Quarto trimestre, out./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

Os dizeres acima dizem respeito somente à data de publicação da edição e não ao envio de artigos.

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________