Revisão de literatura sobre aspectos das avaliações para Altas Habilidades/Superdotação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X17447Palavras-chave:
Revisão de literatura, Superdotação, Avaliação psicológicaResumo
Na intenção de evidenciar as discussões referentes às avaliações em Altas Habilidades/Superdotação no Brasil, este estudo bibliográfico representa um estado da arte que utiliza o Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas do Nível Superior, sob o recorte cronológico de 1989 a 2012. Caracteriza-se como limitadores metodológicos desta pesquisa: a) a sucessão e escolha dos descritores empregados; b) a disponibilidade cronológica e de trabalhos completos publicados no Banco de Dados utilizado; c) análise inicial e, sua consoante categorização temática, que utiliza como base a enunciação do objetivo central de cada pesquisa em seus respectivos resumos, portanto, pode apresentar imprecisão ou duplicidade de categorização. Com um resultado geral de oitenta e dois trabalhos, o presente estudo apresenta uma divisão de dois eixos norteadores. O primeiro utiliza os resumos disponíveis e retrata um panorama das pesquisas, com a abordagem aos temas mais trabalhados. O segundo eixo, confere uma amostra de oito pesquisas que tratam das avaliações em Altas Habilidades/Superdotação e, busca em seus trabalhos completos, dados como: ano de publicação, área de conhecimento, nível da pesquisa, referencial teórico, procedimentos metodológicos e considerações finais. Por fim, considera-se por meio das análises e discussões apresentadas a necessidade de mais empreendimentos científicos na área da superdotação, bem como, em sua interlocução com as avaliações psicológicas no Brasil, e deste modo, suscitar temáticas e estudos que versem sobre os instrumentos e estratégias de avaliação pertinentes a esta população.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).