Revisão de literatura sobre aspectos das avaliações para Altas Habilidades/Superdotação

Autores

  • Naila Mattos Iorio Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernanda Ferreira Chaves Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Alexandra Ayach Anache Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17447

Palavras-chave:

Revisão de literatura, Superdotação, Avaliação psicológica

Resumo

Na intenção de evidenciar as discussões referentes às avaliações em Altas Habilidades/Superdotação no Brasil, este estudo bibliográfico representa um estado da arte que utiliza o Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas do Nível Superior, sob o recorte cronológico de 1989 a 2012. Caracteriza-se como limitadores metodológicos desta pesquisa: a) a sucessão e escolha dos descritores empregados; b) a disponibilidade cronológica e de trabalhos completos publicados no Banco de Dados utilizado; c) análise inicial e, sua consoante categorização temática, que utiliza como base a enunciação do objetivo central de cada pesquisa em seus respectivos resumos, portanto, pode apresentar imprecisão ou duplicidade de categorização. Com um resultado geral de oitenta e dois trabalhos, o presente estudo apresenta uma divisão de dois eixos norteadores. O primeiro utiliza os resumos disponíveis e retrata um panorama das pesquisas, com a abordagem aos temas mais trabalhados. O segundo eixo, confere uma amostra de oito pesquisas que tratam das avaliações em Altas Habilidades/Superdotação e, busca em seus trabalhos completos, dados como: ano de publicação, área de conhecimento, nível da pesquisa, referencial teórico, procedimentos metodológicos e considerações finais. Por fim, considera-se por meio das análises e discussões apresentadas a necessidade de mais empreendimentos científicos na área da superdotação, bem como, em sua interlocução com as avaliações psicológicas no Brasil, e deste modo, suscitar temáticas e estudos que versem sobre os instrumentos e estratégias de avaliação pertinentes a esta população.

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Biografia do Autor

Naila Mattos Iorio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e mestranda em Psicologia no curso de mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Fernanda Ferreira Chaves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ) e mestranda em Psicologia no curso de mestrado da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Alexandra Ayach Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) nos cursos de graduação e mestrado em Psicologia e do mestrado e doutorado em Educação. Possui doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UNB).

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Iorio, N. M., Chaves, F. F., & Anache, A. A. (2016). Revisão de literatura sobre aspectos das avaliações para Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial, 29(55), 413–428. https://doi.org/10.5902/1984686X17447

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua