Desafios da implantação do atendimento educacional especializado no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X9037Palavras-chave:
Special Education, Higher Education, Services Specialised.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X9037
Este trabalho teve como objetivo fazer um recorte sobre o Atendimento Educacional Especializado no Ensino Superior, utilizando como base, teóricos que versam sobre a implantação do AEE, desde os anos de 1950 à atualidade. Além disso, apresentaram-se algumas experiências de sucesso, no que se refere à implantação de programas de tecnologias assistivas e de acessibilidade, os quais têm contribuído para entrada, permanência e conclusão do ensino superior por pessoas com necessidades educacionais especiais. A partir do exposto, esta pesquisa teve caráter retrospectivo, descritivo e documentado a respeito da experiência do processo de implantação do AEE em uma instituição de ensino superior. Para tanto, foram utilizados registros em cadernos de campo e documentos escritos, que registraram o conteúdo de entrevistas informais, por meio da técnica da conversação, realizadas com os gestores, diretores, funcionários, professores e alunos, com e sem deficiência desta instituição. Participaram desta etapa de trabalho 238 pessoas, sendo 167 pessoas identificadas como apresentando algum tipo de deficiência e 71 professores, gestores e diretores. A partir deste trabalho, foi possível apresentar a possibilidade de desenvolver diversas ações de ensino, pesquisa e extensão, nos campi da universidade, direcionados às pessoas com necessidades educacionais especiais, apesar dos diversos entraves burocráticos ainda existentes.
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