Desafios da implantação do atendimento educacional especializado no Ensino Superior

Alexandra Ayach Anache, Sabrina Stella Maris Rovetto, Regiane Alves de Oliveira

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X9037

 

Este trabalho teve como objetivo fazer um recorte sobre o Atendimento Educacional Especializado no Ensino Superior, utilizando como base, teóricos que versam sobre a implantação do AEE, desde os anos de 1950 à atualidade. Além disso, apresentaram-se algumas experiências de sucesso, no que se refere à implantação de programas de tecnologias assistivas e de acessibilidade, os quais têm contribuído para entrada, permanência e conclusão do ensino superior por pessoas com necessidades educacionais especiais. A partir do exposto, esta pesquisa teve caráter retrospectivo, descritivo e documentado a respeito da experiência do processo de implantação do AEE em uma instituição de ensino superior. Para tanto, foram utilizados registros em cadernos de campo e documentos escritos, que registraram o conteúdo de entrevistas informais, por meio da técnica da conversação, realizadas com os gestores, diretores, funcionários, professores e alunos, com e sem deficiência desta instituição. Participaram desta etapa de trabalho 238 pessoas, sendo 167 pessoas identificadas como apresentando algum tipo de deficiência e 71 professores, gestores e diretores. A partir deste trabalho, foi possível apresentar a possibilidade de desenvolver diversas ações de ensino, pesquisa e extensão, nos campi da universidade, direcionados às pessoas com necessidades educacionais especiais, apesar dos diversos entraves burocráticos ainda existentes.


Palavras-chave


Special Education; Higher Education; Services Specialised.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X9037

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________