Aspectos da avaliação dos alunos no atendimento educacional especializado da sala de recurso multifuncional

Autores

  • Mara Silvia Pasian UFSCar- Universidade Federal de São Carlos
  • Enicéia Gonçalves Mendes UFSCar
  • Fabiana Cia Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X31828

Palavras-chave:

Avaliação, Atendimento educacional especializado, Sala de recursos multifuncionais.

Resumo

Com a implantação na realidade brasileira das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), torna-se importante que medidas sejam realizadas para conhecer quais os critérios estão sendo utilizados para a avaliação e identificação dos alunos encaminhados para o AEE.  Ter ciência de como são elaborados os planos de desenvolvimento e como é avaliado o rendimento acadêmico dos alunos atendidos nas SRM e se os mesmos participam, e de que forma, das avaliações padronizadas. Objetiva-se com este estudo descrever e discutir os dados coletados através de um survey sobre a opinião dos professores da SRM referentes à avaliação dos alunos público-alvo da educação especial (PAEE). A aplicação foi em larga escala, coletaram-se dados de 1202 professores de SRM das redes municipais de ensino, com participantes de 20 estados em mais de 100 cidades brasileiras. Como resultado, evidencia-se expressiva dificuldade na realização da avaliação para o encaminhamento e identificação do aluno PAEE para o atendimento na SRM. Os professores relatam que faltam serviços que auxiliem esse processo de avaliação, como uma equipe multidisciplinar. O mesmo ocorre para a avaliação do planejamento das atividades a serem realizadas, pois são diversos alunos com características particulares e necessitam de uma avalição que contemple o professor da educação especial, da sala comum e outros profissionais que podem auxiliar a compor o quadro de atividades para cada especificidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Silvia Pasian, UFSCar- Universidade Federal de São Carlos

Pós doutoranda da FAPESP  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCa) no deparatmento de Educação Especial.  Doutora em Psicologia pela USP - Ribeirão Preto. Mestre em Educação Especial pela UFSCar.

Enicéia Gonçalves Mendes, UFSCar

Professora Doutora da Universidade Federal de São Carlos

Fabiana Cia, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora da Universidade Federal de São Carlos

Referências

ANACHE, A. A.; RESENDE. D. A. R. Caracterização da avaliação da aprendizagem nas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Educação, v. 21 n. 66, 2016.

BRASIL. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. 28f. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal da SEESP – Secretária de Educação Especial.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC, SEESP, 2008.

BRASIL. Casal Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispoe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF, 2011.

CASTRO, A. S. A.; BASTOS, E. R. O.; GONÇALVES, I. M. C. 2014. Problematizando a avaliação de estudantes com necessidades educacionais em salas de recursos multifuncionais em FEIRA de SANTANA. In: Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial, IV, São Paulo. Anais do IV EONEESP. 2014

MILANESI, J. B. Organização e Funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais em um Município Paulista. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2012.

CONCEIÇÃO, B. M. et al. , 2014. Reflexões sobre a experiência de professores na avaliação de alunos com necessidades educacionais especiais nas salas de recursos multifuncionais. In: Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial, IV, 2014, São Paulo. Anais do IV EONEESP. 2014.

MORAES, W. D. F.; FUMES, N. L.F; SARMENTO, V. N.; CALHEIROS, D. S. , 2014. Aspectos da avaliação na política de implantação de salas de recursos multifuncionais na rede pública de Maceió/Al. In: Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial, IV, São Paulo. Anais do IV EONEESP. 2014.

OLIVEIRA, M. A.; LEITE, L. P. Educação inclusiva: análise e intervenção em uma sala de recursos. Paidéia, 21(49): 197-205, 2011.

PASIAN, M. S.; MENDES, E. G.; CIA, F. Aspectos da organização e funcionamento do atendimento educacional especializado: um estudo em larga escala. Educação em revista (UFMG. IMPRESSO), v. 33, p. e155866, 2017a.

PASIAN, M. S.; MENDES, E. G.; CIA, F. Atendimento educacional especializado: aspectos da formação do professor. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 4, p. 964-981, 2017b.

PASIAN, M. S.; VELTRONE, A. A.; CAETANO, N. C. S. P. Avaliações educacionais e seus resultados: revelando ou omitindo a realidade brasileira sobre o fracasso escolar. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, p. 440-456, 2012.

PRIETO, R. G.; MANTOAN, M. T. E.; ARANTES, V. A. 2006. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: Valéria Amorim Arantes. (Org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. 1 ed. São Paulo: Summus, 1: 31-103, 2006.

TARTUCI, D; FLORES, M. M. L.; BERGAMASCHI, E. M. M.; DEUS, D. C. M. 2014. Avaliação e o atendimento educacional especializado. Poíesis Pedagógica, 12 (1), p. 67-93, 2014.

VELTRONE, A. A.; MENDES, E, G. Percepções dos alunos com deficiência intelectual sobre sua matrícula na classe especial e classe comum. Revista Eletrônica de Educação, 2, p.59-81, 2011.

VIEIRA, A. B. Práticas pedagógicas e formação continuada de professores no ensino da língua materna: contribuições para a inclusão escolar. 2008. 247 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. 2008.

SILVA, A. M.; MENDES, E. G. 2008. Família de crianças com deficiência e profissionais: componentes da parceria colaborativa na escola. Revista brasileira de educação especial, 14(2): 217-234, 2008.

SILVA, M. C. V.; MELETTI, S. M. F. Avaliação em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no município de Londrina (PR). Revista de Educação Especial, 25(44): p. 417-434, 2012.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Como Citar

Pasian, M. S., Mendes, E. G., & Cia, F. (2019). Aspectos da avaliação dos alunos no atendimento educacional especializado da sala de recurso multifuncional. Revista Educação Especial, 32, e104/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X31828

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.