Aspectos da avaliação dos alunos no atendimento educacional especializado da sala de recurso multifuncional

Autores

  • Mara Silvia Pasian UFSCar- Universidade Federal de São Carlos
  • Enicéia Gonçalves Mendes UFSCar
  • Fabiana Cia Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X31828

Palavras-chave:

Avaliação, Atendimento educacional especializado, Sala de recursos multifuncionais.

Resumo

Com a implantação na realidade brasileira das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), torna-se importante que medidas sejam realizadas para conhecer quais os critérios estão sendo utilizados para a avaliação e identificação dos alunos encaminhados para o AEE.  Ter ciência de como são elaborados os planos de desenvolvimento e como é avaliado o rendimento acadêmico dos alunos atendidos nas SRM e se os mesmos participam, e de que forma, das avaliações padronizadas. Objetiva-se com este estudo descrever e discutir os dados coletados através de um survey sobre a opinião dos professores da SRM referentes à avaliação dos alunos público-alvo da educação especial (PAEE). A aplicação foi em larga escala, coletaram-se dados de 1202 professores de SRM das redes municipais de ensino, com participantes de 20 estados em mais de 100 cidades brasileiras. Como resultado, evidencia-se expressiva dificuldade na realização da avaliação para o encaminhamento e identificação do aluno PAEE para o atendimento na SRM. Os professores relatam que faltam serviços que auxiliem esse processo de avaliação, como uma equipe multidisciplinar. O mesmo ocorre para a avaliação do planejamento das atividades a serem realizadas, pois são diversos alunos com características particulares e necessitam de uma avalição que contemple o professor da educação especial, da sala comum e outros profissionais que podem auxiliar a compor o quadro de atividades para cada especificidade

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Biografia do Autor

Mara Silvia Pasian, UFSCar- Universidade Federal de São Carlos

Pós doutoranda da FAPESP  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCa) no deparatmento de Educação Especial.  Doutora em Psicologia pela USP - Ribeirão Preto. Mestre em Educação Especial pela UFSCar.

Enicéia Gonçalves Mendes, UFSCar

Professora Doutora da Universidade Federal de São Carlos

Fabiana Cia, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora da Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2019-11-12

Como Citar

Pasian, M. S., Mendes, E. G., & Cia, F. (2019). Aspectos da avaliação dos alunos no atendimento educacional especializado da sala de recurso multifuncional. Revista Educação Especial, 32, e104/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X31828

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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