Análise e correlação do suporte social e da satisfação parental de famílias de crianças com síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67399

Palavras-chave:

familia, Sindrome de Down, 2-Educação Especial

Resumo

A família é o primeiro ambiente social da criança e a base para seu desenvolvimento. Famílias de crianças com deficiência possuem necessidades específicas, advindas das demandas e das próprias características da deficiência em si. Conhecer essas famílias possibilita criar programas para auxiliá-las. Dessa forma, os objetivos da pesquisa foram: (a) identificar e analisar a satisfação parental e o suporte social de famílias de crianças com síndrome de Down e (b) relacionar a satisfação parental e o suporte social com os dados sociodemográficos das famílias. Participaram da pesquisa 15 responsáveis de crianças com síndrome de Down. As medidas avaliativas foram: Questionário Critério Brasil, Questionário de suporte social e Questionário de satisfação parental. Os dados obtidos foram quantitativos. Para correlacionar as variáveis foi utilizado o teste de correlação de Spearman. Os resultados indicaram que os pais sentiam prazer em ficar com o filho com deficiência, visto que os itens que obtiveram maiores médias de satisfação parental estavam relacionados às situações que valorizavam esses momentos. Com relação ao suporte social, a pessoa suportiva mais mencionada foi o/a cônjuge. Sobre a correlação entre variáveis, a idade dos participantes apresentou correlação positiva com o grau de satisfação em ser pai/mãe e com o suporte social recebido em momentos que necessitavam de ajuda emocional. Alguns itens da escala de Suporte Social também estavam positivamente correlacionados com itens da Escala de Satisfação Parental. Conclui-se que, conforme os pais ficam mais velhos aumenta o suporte social e sua satisfação parental e que tais variáveis estão correlacionadas entre si.

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Biografia do Autor

Kananda Fernanda Montes, Federal University of São Carlos

Graduanda em Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos

Fabiana Cia, Federal University of São Carlos

Professora Associada 2 do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos

Cariza de Cássia Spinazola, Federal University of São Carlos

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2023-05-23

Como Citar

Montes, K. F., Cia, F., & Spinazola, C. de C. (2023). Análise e correlação do suporte social e da satisfação parental de famílias de crianças com síndrome de Down. Revista Educação Especial, 36(1), e29/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X67399

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