Análise e correlação do suporte social e da satisfação parental de famílias de crianças com síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67399

Palavras-chave:

familia, Sindrome de Down, 2-Educação Especial

Resumo

A família é o primeiro ambiente social da criança e a base para seu desenvolvimento. Famílias de crianças com deficiência possuem necessidades específicas, advindas das demandas e das próprias características da deficiência em si. Conhecer essas famílias possibilita criar programas para auxiliá-las. Dessa forma, os objetivos da pesquisa foram: (a) identificar e analisar a satisfação parental e o suporte social de famílias de crianças com síndrome de Down e (b) relacionar a satisfação parental e o suporte social com os dados sociodemográficos das famílias. Participaram da pesquisa 15 responsáveis de crianças com síndrome de Down. As medidas avaliativas foram: Questionário Critério Brasil, Questionário de suporte social e Questionário de satisfação parental. Os dados obtidos foram quantitativos. Para correlacionar as variáveis foi utilizado o teste de correlação de Spearman. Os resultados indicaram que os pais sentiam prazer em ficar com o filho com deficiência, visto que os itens que obtiveram maiores médias de satisfação parental estavam relacionados às situações que valorizavam esses momentos. Com relação ao suporte social, a pessoa suportiva mais mencionada foi o/a cônjuge. Sobre a correlação entre variáveis, a idade dos participantes apresentou correlação positiva com o grau de satisfação em ser pai/mãe e com o suporte social recebido em momentos que necessitavam de ajuda emocional. Alguns itens da escala de Suporte Social também estavam positivamente correlacionados com itens da Escala de Satisfação Parental. Conclui-se que, conforme os pais ficam mais velhos aumenta o suporte social e sua satisfação parental e que tais variáveis estão correlacionadas entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kananda Fernanda Montes, Federal University of São Carlos

Graduanda em Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos

Fabiana Cia, Federal University of São Carlos

Professora Associada 2 do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos

Cariza de Cássia Spinazola, Federal University of São Carlos

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos

Referências

ABEP. Critério de Classificação Econômica Brasil. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, 2008.

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; ABRAMIDES, Dagma Venturini Marques; SOUZA, Liliane Salgado de; LOUREIRO, Sonia Regina. Práticas educativas parentais de crianças com deficiência auditiva e de linguagem. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, n. 2, p. 265- 282, 2010.

BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

BRONFENBRENNER, Urie. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humano. A. Carvalho-Barreto (Trad.). Porto Alegre: Artmed, 2011.

BRONFENBRENNER, Urie; MORRIS, Pamela. The ecology of developmental processes. Em: W. Damon (org.), Handbook of child psychology, v. 1, New York, NY: John Wiley & Sons, 1998. p. 993-1027.

CABRAL, Regina Aparecida.; SANTOS, Branca Maria de Oliveira; CANO, Maria Aparecida Tedeschi. A experiência de ser mãe pela primeira vez após os 35 anos. Cinergis, v. 18, n. 4, p. 279-284, 2017.

CAMPOS, Elisa Maria Parahyba. Suporte Social e Família. In: FILHO, Júlia de Melo; BURD, Miriam (Orgs.). Doença e Família. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. p. 141-159.

COZBY, Paul. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. ed. 2. São Paulo: Editora Atlas, 2006. p. 454.

DESSEN, Maria Auxiliadora.; BRAZ, Marcela Pereira. A família e suas inter-relações com o desenvolvimento humano. In: Maria Auxiliadora DESSEN; Áderson Luiz COSTA JÚNIOR (Orgs.). A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 113-131.

FANTINATO, Aline Costa; CIA, Fabiana. Habilidades sociais educativas, relacionamento conjugal e comportamento infantil na visão paterna: um estudo correlacional. Psico (PUCRS. Impresso), v. 46, n. 1, p. 122-130, 2015.

FIAMENGHI JR., Geraldo Antônio; MESSA, Alcione Aparecida. Pais, filhos e deficiência: estudos sobre as relações familiares. Psicologia, Ciência e profissão, v. 27, n. 2, p. 236-245, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. 4. São Paulo: Editora Atlas, 2002. 176.

GOMES, Vanessa Fonseca; BOSSA, Cleonice. Estresse e relações familiares na perspectiva de irmãos de indivíduos com transtornos globais do desenvolvimento. Estudos de Psicologia, v.9, n.3, p.553-561, 2004.

GRISANTE, Priscila Crespilho.; AIELLO, Ana Lúcia Rossito. Interações familiares: observação de diferentes subsistemas em família como uma criança com síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, n. 2, p. 195-212, 2012.

GUERRA, Camilla de Sena.; DIAS, Maria Djair; FERREIRA FILHA, Maria de Oliveira.; ANDRADE, Fábia Barbosa de; REICHERT, Altamira Pereira da Silva.; ARAÚJO, Verbena Santos. Do sonho à realidade: vivência de mães de filhos com deficiência. Texto & Contexto Enfermagem, v. 24, n. 2, p. 459-466, 2015.

HENN, Camila Guedes; PICCININI, Cesar Augusto; GARCIAS, Gilberto de Lima. A família no contexto da Síndrome de Down: revisando a literatura. Psicologia em Estudo, v. 13, n. 3, p. 485-493, 2008.

KLAUS, Marshall.; KENNELL, John.; KLAUS, Phyllis. Vínculo: construindo as bases para um apego seguro e para a independência. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

LEÃO, Marluce Auxiliadora Borges Glaus; SOUZA, Zilda Regina de; CASTRO, Maria Aparecida Campos Diniz de. Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre "O contador de histórias". Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 2, p. 341-348, 2015.

LOPES, Rita de Cássia Sobreira; PROCHNOW, Laura Pithan; PICCININI, César Augusto. A relação da mãe com suas figuras de apoio femininas e os sentimentos em relação à maternidade. Psicologia em Estudo, v. 15, n. 2, p. 295-304, 2010.

MARINS, Danielli Gualda. Estudo comparativo sobre famílias de pré-escolares com deficiência, dificuldades escolares e desenvolvimento típico. 2018. 177f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

MARTINS, Sandra Maria Cameira. Satisfação parental e impacto familiar: contribuição para validação de um instrumento. 2008. 308 f. Dissertação (Mestrado em Gravidez e Parentalidade) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa, Portugal, 2008.

MATSUKURA, Thelma Simões; MARTURANO, Edna Maria; OISHI, Jorge. O questionário de suporte social (SSQ): Estudos da adaptação para o português. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 10, n. 5, p. 37-45, 2002.

MATSUKURA, Thelma Simões; MARTURANO, Edna Maria; OISHI, Jorge; ORASCHE, Graciele. Estresse e suporte social em mães de crianças com necessidades especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 13, n. 3, p. 415-428, 2007.

MINETTO, Maria de Fátima Joaquim; CREPALDI, Maria Aparecida; BIGRAS, Marc; MOREIRA, Laura Ceretta. Práticas educativas e estresse parental de pais de crianças pequenas com desenvolvimento típico e atípico. Educar em Revista, v. 28, n. 43, p. 117-132, 2012.

NARVAZ, Martha Giudice.; KOLLER, Sílvia Helena. O modelo bioecológico do desenvolvimento humano. Em: KOLLER, Sílvia Helena (org.). Ecologia do desenvolvimento humano: Pesquisa e intervenção no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 51-65.

NOMAGUCHI, Kei. Parenthood and Psychological Well-Being: Clarifying the Role of Child Age and Parent-Child Relationship Quality. Social Science Research, v. 41, n. 2, p. 489-498, 2011. Disponível em: <http://europepmc.org/article/MED/23017766#S17>. Acesso em: mar. 2021.

NÚÑEZ, Blanca. La familia con un hijo con discapacidad: sus conflictos vinculares. Archives Argentina de Pediatría, v. 101, n. 2, p. 133-142, 2003.

PAVÃO, Michelle Roberta. Rotina, necessidades e suporte de famílias de crianças com síndrome de Down. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

PEREIRA-SILVA, Nara Liana. Estresse e ajustamento conjugal de casais com filho(a) com Síndrome de Down. Interação em Psicologia, v. 19, n. 2, p. 225-234, 2016.

PEREIRA-SILVA, Nara Liana; DESSEN, Maria Auxiliadora. Padrões de interação genitores-crianças com e sem síndrome de Down. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 19, n. 2, p. 283-291, 2006.

PEREIRA-SILVA, Nara Liana; OLIVEIRA, Larissa Dias; ROOKE, Mayse Itagiba. Famílias com adolescentes com síndrome de Down: apoio social e recursos familiares. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 33, n. 2, p. 269-283, 2015.

PESTANA, Maria Helena.; GAGEIRO, João Nunes. Análise de dados para as ciências sociais: A complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo, 2005.

POSTMONTIER, Bárbara. E. Antepartum care in the twenty-first century. Nursing Clinic North America, v. 37, p. 757-769, 2002.

RABELO, Vanessa Célia de Souza. Inclusão escolar de alunos com síndrome de Down, famílias e professoras: uma análise bioecológica. 2013. 145 p. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

RAMIRES, Cristhiene Montone Nunes; BRANCO-BARREIRO, Fátima Cristina Alves; PELUSO, Érica Toledo Piza. Fatores relacionados à qualidade de vida de pais de crianças com deficiência auditiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 10, p. 3245-3252, 2016.

RIGOTTO, Daiene Marcela. Evidências de validade entre suporte familiar, suporte social e autoconceito. 2006. 106 p. Dissertação de Mestrado (Psicologia) - Universidade São Francisco, Itatiba, 2006.

ROCHA, Danielle Souza da Paixão; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de. Levantamento Sistemático dos Focos de Estresse Parental em Cuidadores de Crianças com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 3, p. 455-464, 2018. Acesso em: 16 set. 2019.

ROOKE, Mayse Itagiba. Famílias com filho com síndrome de Down: Investigando a resiliência familiar. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. 583 p.

SILVA, Nara Liana Pereira; DESSEN, Maria Auxiliadora. Síndrome de Down: etiologia, caracterização e impacto na família. Interação em Psicologia, v. 6, n. 2, p. 167-176, 2002.

SILVA, Simone Cerqueira da; DESSEN, Maria Auxiliadora. Relações Familiares na Perspectiva de Pais, Irmãos e Crianças com Deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n. 3, p. 421-434, 2014.

SPINAZOLA, Cariza de Cássia. Crianças com deficiência física, síndrome de Down e autismo: análise de características familiares na visão materna. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, p. 94. 2017.

Downloads

Publicado

2023-05-23

Como Citar

Montes, K. F., Cia, F., & Spinazola, C. de C. (2023). Análise e correlação do suporte social e da satisfação parental de famílias de crianças com síndrome de Down. Revista Educação Especial, 36(1), e29/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X67399