O efeito da tutoria de colegas sobre o desempenho de alunos com deficiência em classes inclusivas

Tatiani dos Santos, Enicéia Gonçalves Mendes

Resumo


Este estudo objetivou investigar o procedimento de tutoria de colegas sobre o desempenho acadêmico de alunos com deficiência mental em classes comuns de pré-escolas. Participaram do estudo duas crianças com deficiência mental e doze com desenvolvimento típico como tutores. A tarefa ensinada foi o reconhecimento e a nomeação de vogais do alfabeto, através de atividades lúdicas (Bingo de Letras e o Dominó de Letras e Figuras), sendo que na condição sem tutoria a tarefa era individualizada e na tutoria, as crianças faziam duplas. Os resultados apontam que a tutoria pode ser efetiva na melhora do desempenho acadêmico, embora isso não se aplique a todas as crianças, pois outras variáveis parecem influenciar na aprendizagem, e o tema merece mais investigação.

Palavras-chave: Inclusão escolar. Tutoria de colegas e desempenho acadêmico.


Palavras-chave


School Inclusion; Peer Tutoring and Academic Performance.

Texto completo:

PDF


CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________