<b>O efeito da tutoria de colegas sobre o desempenho de alunos com deficiência em classes inclusivas</b>

Autores/as

  • Tatiani dos Santos
  • Enicéia Gonçalves Mendes

Palabras clave:

School Inclusion, Peer Tutoring and Academic Performance.

Resumen

Este estudo objetivou investigar o procedimento de tutoria de colegas sobre o desempenho acadêmico de alunos com deficiência mental em classes comuns de pré-escolas. Participaram do estudo duas crianças com deficiência mental e doze com desenvolvimento típico como tutores. A tarefa ensinada foi o reconhecimento e a nomeação de vogais do alfabeto, através de atividades lúdicas (Bingo de Letras e o Dominó de Letras e Figuras), sendo que na condição sem tutoria a tarefa era individualizada e na tutoria, as crianças faziam duplas. Os resultados apontam que a tutoria pode ser efetiva na melhora do desempenho acadêmico, embora isso não se aplique a todas as crianças, pois outras variáveis parecem influenciar na aprendizagem, e o tema merece mais investigação.

Palavras-chave: Inclusão escolar. Tutoria de colegas e desempenho acadêmico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2008-04-02

Cómo citar

Santos, T. dos, & Mendes, E. G. (2008). <b>O efeito da tutoria de colegas sobre o desempenho de alunos com deficiência em classes inclusivas</b>. Revista De Educación Especial, 21(32), 211–224. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/98

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>