Apresentação do dossiê

Apresentação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488100

Keywords:

Política, Infância, Formação de professores

Abstract

 A proposta desse dossiê toma como mote de problematização a discussão de políticas e práticas curriculares desenvolvidas em diferentes contextos nacionais e internacionais e que vem movimentando a produção curricular na incessante tentativa de controle dos sentidos produzidos para a educação básica e a formação de professores, com a retomada de perspectivas de centralização curricular e estreitamento da concepção de currículo alinhado a ideia de uma unidade fixada apresentada num modelo único que incorre na perspectiva de um caráter normativo/normalizante.

Author Biographies

Carlinda Leite, Universidade do Porto

Professora Emérita da Universidade do Porto.

Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Pernambuco.

Rita de Cássia Prazeres Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Clenio Perlin Berni, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Servidor Público Federal da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

References

Carlinda Leite

Lucinalva Almeida

Rita de Cássia Prazeres Frangella

Published

2024-07-12

How to Cite

Leite, C., Almeida, L. A. A. de, Frangella, R. de C. P., Salva, S., & Berni, C. P. (2024). Apresentação do dossiê: Apresentação. Education, 49(1), e103/1–5. https://doi.org/10.5902/1984644488100

Issue

Section

Dossiê – Políticas-práticas curriculares para infância e formação de professores: perspectivas de análise em diferentes contextos nacionais e internacionais

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >> 

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.