PROINFANTIL: a necessidade do programa e seu desenvolvimento

Autores

  • Valéria Aparecida Benites de Oliveira Cabral Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, Mato Grosso do Sul
  • Anamaria Santana da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436683

Palavras-chave:

Palavras-chave, PROINFANTIL. Formação Profissional. Educação Infantil.

Resumo

O presente trabalho faz parte de pesquisa de mestrado (CPAN/UFMS) realizado   no município de Corumbá-MS e consiste em descrever sobre as propostas de formação dos profissionais da Educação Infantil no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul com destaque ao programa PROINFANTIL - Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil cujos resultados obtidos indicaram que o Programa foi relevante por discutir temáticas imprescindíveis à reflexão e ao conhecimento de quem atua na área; além de motivar a equipe participante em investir na formação profissional. Para a realização deste estudo optou-se por um diálogo com o referencial teórico de autores como Barbosa (1991, 2003, 2011), Silva (1997), Kramer (2006) dentre outros; além da análise das propostas do material oferecido no programa. Como metodologia a pesquisa consistiu em levantamento bibliográfico e análise documental.

Biografia do Autor

Valéria Aparecida Benites de Oliveira Cabral, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, Mato Grosso do Sul

O presente trabalho faz parte de pesquisa de mestrado (CPAN/UFMS) realizado no município de Corumbá-MS e consiste em descrever sobre as propostas de formação dos profissionais da Educação Infantil no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul com destaque ao programa PROINFANTIL - Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil.

Anamaria Santana da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, política pública, educação, pedagogia da infância e formação de professores. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2019-07-15

Como Citar

Cabral, V. A. B. de O., & Silva, A. S. da. (2019). PROINFANTIL: a necessidade do programa e seu desenvolvimento. Educação, 44, e54/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644436683

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