PROINFANTIL: a necessidade do programa e seu desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644436683Palavras-chave:
Palavras-chave, PROINFANTIL. Formação Profissional. Educação Infantil.Resumo
O presente trabalho faz parte de pesquisa de mestrado (CPAN/UFMS) realizado no município de Corumbá-MS e consiste em descrever sobre as propostas de formação dos profissionais da Educação Infantil no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul com destaque ao programa PROINFANTIL - Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil cujos resultados obtidos indicaram que o Programa foi relevante por discutir temáticas imprescindíveis à reflexão e ao conhecimento de quem atua na área; além de motivar a equipe participante em investir na formação profissional. Para a realização deste estudo optou-se por um diálogo com o referencial teórico de autores como Barbosa (1991, 2003, 2011), Silva (1997), Kramer (2006) dentre outros; além da análise das propostas do material oferecido no programa. Como metodologia a pesquisa consistiu em levantamento bibliográfico e análise documental.
Referências
ANDRADE, Luciane Sá. Formação de Professores em nível médio na modalidade a distância: a experiência do Proformação. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
ARRUDA, Arlei Guedes de Souza. A Educação Infantil: dos direitos legais à prática cotidiana em um CEI da rede pública municipal de Corumbá-MS. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Corumbá/MS, 2011.
BARBOSA, Ivone Garcia. Psicologia sócio-histórico-dialética e pedagogia sócio-histórico-dialética: contribuições para o repensar das teorias pedagógicas e suas concepções de consciência, 1991. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal e Goiás, Goiânia, 1991.
BARBOSA, Ivone Garcia. Pré-escola e formação de conceitos: uma versão sócio-histórico-dialética. São Paulo: FEUSP, 1997. (Tese de Doutorado).
BARBOSA, Ivone Garcia. O PROINFANTIL e a formação do professor. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 5, n° 9, p. 385-399, jul./dez.2011.
BARRETO, Ângela. Educação Infantil no Brasil: desafios colocados. Cadernos CEDES, nº 37, Campinas, 1994.
BARRETO, Ângela. Introdução: por que e para que uma política de formação do profissional de educação infantil? In: Brasil. Por uma política de formação do profissional de educação infantil. Brasília: MEC, 1994, p. 11-15.
BRASIL, MEC, COEDI. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília, 1995.
BRASIL. Assembleia Legislativa. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9394/96. Brasília: Centro Gráfico, 1996.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Cadernos de Educação. Brasília: CNTE, ano 2, n° 3, p. 39-71, mar.1997b.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998b.
BRASIL. LEI N° 010172, DE 9 DE JANEIRO DE 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências.
BRASIL. PROINFANTIL: Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil: diretrizes gerais / Ministério da Educação. Brasília, DF: SEB, 2005a.
BRASIL. PROINFANTIL: Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil: livro de estudo – Módulo III, Unidade I. Ministério da Educação. Brasília, DF: SEB, 2005b.
BRASIL, Ministério da Educação. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Instituído pelo decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Brasília: 2007.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Brasília: 2010.
CAMARGO, Rosimeire Dias de. PROINFANTIL: Ressignificando as Práticas Pedagógicas na Educação Infantil, Dissertação de mestrado. Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul, 2012.
CORSINO, Patrícia; GUIMARÃES, Daniela de Oliveira Guimaraes; SOUZA, Marina Pereira de Castro e. Salto para o Futuro Edição Especial: Proinfantil em debate. Ano XX, Boletim 20. Rio de Janeiro: 2010.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
KRAMER, Sonia. A política do Pré-Escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro: Cortez, 2006.
MOTTA, Flávia Miller Naethe. O PROINFANTIL e seus impactos na Baixada Fluminense: currículo, identidade e diferenças. Dissertação de mestrado. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2015.
NOGUEIRA, Maiara de Oliveira. Formação de professoras para a Educação Infantil e o PROINFANTIL. 2014, p. 77. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2010.
RUIZ, Jucilene de Souza. Políticas Sociais Integradas e a Educação infantil na creche: limites e possibilidades da gestão local. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2009.
RUSSEF, Ivan; BITTAR, Mariluce, (Org.). Educação Infantil: política, formação e prática docente. Campo Grande: UCDB, 2003.
SILVA, Anamaria Santana da. Políticas de Atendimento à Criança Pequena em MS (1983/1990). Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/SP, 1997.
SILVA, Anamaria Santana da. A professora de Educação Infantil e sua formação universitária. Tese (Doutorado em Educação). Curso de Pós-Graduação, Universidade Estadual de Campinas, SP, 2003.
SILVA, Anamaria Santana da; SOUZA, Ligia Beatriz Derval de; HOLANDA, Rosa dos Santos. As origens do atendimento à infância no estado de Mato Grosso: a Creche e Lar Santa Rosa. Monografia. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, 2008.
SOUZA, Marina Pereira de Castro. O Proinfantil no município do Rio de Janeiro: de agentes auxiliares de creche a professores? Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2011.
ZANNINI, Irís Célia Cabanelas. Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil – MIEIB: Construindo o presente. Campo Grande, MS. Ed: UFMS, 2002.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________