<b>“Ser professor nos dias de hoje... Formar professores num mundo em mudança”</b>

Autores

  • Carlinda Leite

Palavras-chave:

Teacher Training, Roles of School, Teachers’ Mandates.

Resumo

Como o título indicia, o texto põe em evidência papéis que têm sido atribuídos e que são devidos aos professores para, em função deles e do reconhecimento da ampliação da complexidade que atravessa a educação escolar, perspectivar aspectos a ter em conta na formação de professores. São, pois, objectivos do texto: equacionar saberes e competências necessários no exercício do trabalho docente; perspectivar componentes e procedimentos de formação de professores. Tendo por referência estes objectivos, o texto, partindo dos papéis que têm sido atribuídos à escola e aos professores nestas últimas quatro décadas em Portugal, constrói uma reflexão sobre o que significa, hoje, ser professor/a bem como sobre aspectos a contemplar na formação de professores.

Palavras-chave: Formação de professores. Papéis da escola. Mandatos dos professores.

Downloads

Como Citar

Leite, C. (2015). <b>“Ser professor nos dias de hoje. Formar professores num mundo em mudança”</b>. Educação, 34(2), 251–264. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/242

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua