LIMITES E POSSIBILIDADES DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464447734Palavras-chave:
Ensino Fundamental de nove anos, Formação continuada de professores, Trabalho pedagógico.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464447734
Apresentam-se resultados de pesquisa, que teve como um dos objetivos compreender os limites e possibilidades das ações de formação continuada desenvolvidas por uma Secretaria de Educação num município do interior de São Paulo para implantação da política do Ensino Fundamental de nove anos. Mediante a perspectiva do estudo de caso, foram utilizados questionários e entrevistas com professores, coordenadores e gestor da Secretaria de Educação. Constatou-se uma perspectiva “clássica” de formação, de nível informativo e prescritivo, em que o objetivo principal parece ser a atualização dos professores . Esta visão condiciona a prática de cursos isolados e pontuais que não favorece a formação de professores que estão em exercício profissional nem a implantação de uma política oficial, como o Ensino Fundamental de nove anos.
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