<b>A criança e o professor na Educação Infantil: representações de alunos do curso de Pedagogia</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464442639Palavras-chave:
Social representations, Children Education, teacher formation.Resumo
Tendo como aporte teórico a teoria das Representações Sociais - RS de Moscovici e seguidores, pretendemos investigar a interferência dos processos de formação inicial nas representações que os futuros profissionais docentes têm e constroem sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil. Adotamos como objetivos específicos: identificar junto aos alunos em formação para a docência na educação infantil no curso de Pedagogia da FCT/Unesp e do CPAN/UFMS como se estruturam as representações sociais sobre a profissão docente, sobre a especificidade do trabalho pedagógico e sobre as crianças com as quais exercerá a docência; analisar continuidades e transformações nas RS no decorrer do processo de formação inicial, procurando identificar se o processo formativo e as práticas educativas adotadas são capazes de imprimir alterações nas RS preexistentes e, comparar as representações dos estudantes. O estudo, de caráter longitudinal, acompanhará os estudantes entre os anos de 2009 e 2012, utilizando como instrumentos para obtenção dos dados questionários, texto narrativo e entrevistas. O tratamento dos dados se dará com auxílio de softwares estatísticos (Evoc, Alceste e SPSS) e da análise de conteúdo (BARDIN, 1979). Encontramos RS entre os estudantes das duas universidades que não se adequam ao perfil de professor de crianças pequenas e a concepção de criança/infância na contemporaneidade.
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