<b>A criança e o professor na Educação Infantil: representações de alunos do curso de Pedagogia</b>

Autores

  • Célia Maria Guimarães
  • Sílvia Adriana Rodrigues
  • Claudia Cristina Garcia Piffer

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442639

Palavras-chave:

Social representations, Children Education, teacher formation.

Resumo

Tendo como aporte teórico a teoria das Representações Sociais - RS de Moscovici e seguidores, pretendemos investigar a interferência dos processos de formação inicial nas representações que os futuros profissionais docentes têm e constroem sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil. Adotamos como objetivos específicos: identificar junto aos alunos em formação para a docência na educação infantil no curso de Pedagogia da FCT/Unesp e do CPAN/UFMS como se estruturam as representações sociais sobre a profissão docente, sobre a especificidade do trabalho pedagógico e sobre as crianças com as quais exercerá a docência; analisar continuidades e transformações nas RS no decorrer do processo de formação inicial, procurando identificar se o processo formativo e as práticas educativas adotadas são capazes de imprimir alterações nas RS preexistentes e, comparar as representações dos estudantes. O estudo, de caráter longitudinal, acompanhará os estudantes entre os anos de 2009 e 2012, utilizando como instrumentos para obtenção dos dados questionários, texto narrativo e entrevistas. O tratamento dos dados se dará com auxílio de softwares estatísticos (Evoc, Alceste e SPSS) e da análise de conteúdo (BARDIN, 1979). Encontramos RS entre os estudantes das duas universidades que não se adequam ao perfil de professor de crianças pequenas e a concepção de criança/infância na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Célia Maria Guimarães

Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP

Sílvia Adriana Rodrigues

Professora Assitente do Departamento de Educação – Campus do Pantanal

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

 

Claudia Cristina Garcia Piffer

Professora Mestre Substituta do Departamento de Educação Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP

Downloads

Publicado

2011-09-06

Como Citar

Guimarães, C. M., Rodrigues, S. A., & Garcia Piffer, C. C. (2011). <b>A criança e o professor na Educação Infantil: representações de alunos do curso de Pedagogia</b>. Educação, 36(2), 297–312. https://doi.org/10.5902/198464442639

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua