Limits and possibilities of actions of continuing education for elementary education for nine years

Authors

  • Daniele Ramos de Oliveira Mestre e Doutoranda em Educação pela UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia e Orientadora de Disciplina do curso de Pedagogia da UNESP/Univesp, câmpus de Tupã. unespdaniele@gmail.com
  • Célia Maria Guimarães Atualmente é Professor Doutor II Assistente Efetivo da UNESP, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado-doutorado), ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, câmpus de Presidente Prudente.

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464447734

Keywords:

Elementary School nine years, Continuing training of teachers, Pedagogical work.

Abstract

It is presented the research results which had as objective to un - derstand the boundaries and possibilities of the ongoing education actions, which were developed by an Education Department in the countryside of São Paulo, to the implantation of the nine-year-old Elementary School politics. By the perspective of the case study, it was used questionnaires and interviews with teachers, coordinators and the Education Department manager. It was verified a “classic” perspective of education of an informative and prescriptive level whose main objective seems to be the teachers’ updating. This view stipulates the practice of punctual and isolated courses which do not benefit the teachers’ formation who are in professional exer - cise neither the implantation of an official politics as the nine-year -old Elementary School.

Author Biographies

Daniele Ramos de Oliveira, Mestre e Doutoranda em Educação pela UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia e Orientadora de Disciplina do curso de Pedagogia da UNESP/Univesp, câmpus de Tupã. unespdaniele@gmail.com

Doutoranda (2013) e Mestre (2010-2011) em Educação pela UNESP -FCT, câmpus de Presidente Prudente. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-FFC) em 2006. Habilitada em Ensino Fundamental (séries iniciais) e Educação Infantil (2006), Administração Escolar (2007) e Supervisão Escolar (2008). Atuou como professora de séries/anos iniciais em Escola Municipal de Ensino Fundamental de 2008 a 2010 e no primeiro semestre de 2012. Atualmente, exerce cargo em regime efetivo como orientadora de disciplina do curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP, no Pólo da Unesp de Tupã. É integrante do Grupo de Pesquisa Profissão docente: trabalho docente, trajetória profissional, identidade profissional e representações sociais , coordenado por Alberto Albuquerque Gomes e Célia Maria Guimarães.

Célia Maria Guimarães, Atualmente é Professor Doutor II Assistente Efetivo da UNESP, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado-doutorado), ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, câmpus de Presidente Prudente.

Possui Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pós Doutorado pela Universidade de Lisboa-Portugal (2010-11/12). Atualmente é Professor Doutor II Assistente Efetivo da UNESP, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado-doutorado), ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, câmpus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educaçao infantil, formação inicial e continuada de profissionais da educação infantil, gestão da instituição de educação infantil, avaliação e representações sociais. Seu interesse pela Educação Infantil está associado à sua experiência como professora em sala de pré-escola e coodenadora pedagógica da rede municipal de ensino de Presidente Prudente entre 1984 e 1994, como também à experiência como docente na Habilitação para o Magistério em Educação Infantil no curso de Pedagogia da UNESP (FCT), de 1997 a 2010. Chefe do Departamento de Educação (2010-11). Presentemente, desenvolve pesquisas sobre formação de professores para educação infantil vinculadas aos grupos de pesquisa: Profissão docente: formação, identidade e representações sociais , "Educação Infantil e Formação de Professores" e à linha de pesquisa "Infância e Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESP (FCT), nível de mestrado/doutorado. É vice-líder do Grupo de Pesquisa: Profissão docente: formação, identidade e representações sociais. Editora responsável da Revista Nuances-estudos sobre educação. Coordena o Forum Regional Permanente de Educação da Infância. Organizadora dos Livros "Perspectivas em Educação Infantil" (2005); "Gestão educacional: questões contemporâneas" (2008); "Os professores e o cotidiano escolar-múltiplos desafios, múltiplos caminhos" (2011); "Professores e Infâncias: estudos e experiências" (2011)" ; "Formação e profissão docente" (2011); "Avaliação na educação da infancia" (2012); Pesquisas em Educação: abordagens teórico-metológicas e temáticas (2013).

Published

2014-01-14

How to Cite

Oliveira, D. R. de, & Guimarães, C. M. (2014). Limits and possibilities of actions of continuing education for elementary education for nine years. Education, 39(1), 143–158. https://doi.org/10.5902/198464447734

Issue

Section

Continuous Demand

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