Corpo, estereótipo e educação: convenções ideológicas e formação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644464588Palavras-chave:
Corpo, Estereótipo, EducaçãoResumo
Discute-se neste estudo, de natureza teórica, a dimensão ideológica dos estereótipos de beleza e de estética corporais que, na sociedade tecnológica, estão presentes em divulgações midiáticas. Examinam-se os processos de adequação e de reordenação das aspirações e da sensibilidade dos indivíduos voltados à estrutura social de consumo. Pensar uma educação crítica sobre a estandardização da consciência humana, buscando-se fundamentos na Teoria Crítica da Sociedade, contribui para se compreender a manipulação individual no âmbito da sociedade de consumo atual. Verificam-se sutilezas pelas quais a indústria cultural transfere aos produtos e aos serviços comercializáveis, voltados à beleza, estética e à boa forma físicas, aspirações humanas capazes de levar os sujeitos a incorporarem estereótipos consumistas nos investimentos sobre os seus corpos. Nesse sentido, a educação pode ser um espaço de formação para a resistência, ao conduzir um ensino que revele as falsas relações entre estética, saúde e desempenho corporal, robustecidas pela indústria cultural.
Referências
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Filosofia y supersticion. Madrid: Alianza/Taurus, 1972.
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Mínima moralia. Reflexões a partir da vida danificada. São Paulo: Ática, 1992.
ADORNO, Theodor. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Tradução Verlaine Freitas. São Paulo: Editora UNESP, 2015.
ADORNO, W. T; SIMPSON, G.. Sobre Música Popular. In: COHN, G. (Org.). Theodor Adorno: sociologia. São Paulo: Ática, 1986.
ALBINO, Beatriz Staimbach; VAZ, Alexandre Fernandez. O corpo e as técnicas para o embelezamento feminino: esquemas da indústria cultural na revista Boa Forma. In: Movimento (UFRGS. Impresso), v. 14, p. 199-223, 2008.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. v. 1: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.
CROCHICK, José Leon; CROCHICK, Nicole. Bullying, preconceito e desempenho escolar: uma nova perspectiva. São Paulo: Benjamin Editorial, 2017.
CROCHICK, José Leon; DIAS, Marian Ávila de Lima. Apresentação. In: CROCHICK, José Leon; DIAS, Marian Ávila de Lima. (Orgs.). Estudos sobre violência escolar entre estudantes. São Paulo: Benjamin Editorial, 2020. (p. 13-16).
CROCHIK, José Leon. Preconceito, indivíduo e sociedade. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 4, n. 3, p. 47-70, dez. 1996 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1996000300004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 13 jan. 2021.
ECO, Umberto. História da beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004.
FABIANO, Luiz Hermenegildo. O desaparecimento do sujeito: alienação e ideologia. In: CHITOLINA, C. L.; HARTMANN, H. R. (Org.). Filosofia e aprendizagem filosófica. Paraná: Dental Press Editora, p. 227-240, 2002.
FABIANO, Luiz Hermenegildo. O signo sexual: apropriações ideológicas. 1986. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, , 1986.
FABIANO, Luiz Hermenegildo; PALANGANA, Isilda Campaner. Identidade e cultura mercantilizada. In: Revista Psycologica. Coimbra: Gráfica de Coimbra, v. 27, p. 233-244, 2001.
FREUD, S. Obras Completas. Versão eletrônica brasileira da obras psicológicas completas de Sigmu nd Freud. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1997.
GILIOLI, Eduardo Borba. O esporte nas aulas de educação física no ensino médio: convenções ideológicas e resistência. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.
HANSEN, Roger; VAZ, Alexandre Fernandez. "Sarados" e "gostosas" entre alguns outros aspectos da educação de corpos masculinos e femininos em academias de ginástica e musculação. Movimento (Porto Alegre) , v. 12, p. 133-152, 2006
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Textos escolhidos. In: Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
LAPLANCHE, J., PONTALIS J. B. Vocabulário de Psicanálise. 3. ed. Lisboa, Portugal: Mores Editores, 1976.
LUNA, Ana Virginia de Almeida et al. Reflexões sobre violência escolar e bullying: primeiras aproximações. In: CROCHICK, José Leon; DIAS, Marian Ávila de Lima. (Orgs.). Estudos sobre violência escolar entre estudantes. São Paulo: Benjamin Editorial, 2020. (p. 169-187).
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
MATOS, O. A escola de Frankfurt: luzes e sombras do Iluminismo. São Paulo: Moderna, 1993.
MATOS, O. Filosofia: a polifonia da razão. São Paulo: Scipione, 1997.
PRATA, H. L.; SILVA, E. G.; ALVES JÚNIOR, E. D. “Pelo meu histórico de atleta […]”: a análise do discurso e a linearidade esporte-saúde. Movimento, Porto Alegre, p. e26095, dez. 2020. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/105511/60109>. Acesso em: 15 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.22456/1982-8918.105511.
REVISTA VEJA. Por que o histórico de atleta não garante imunidade contra a Covid-19? 7 de julho de 2020. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/blog/maquiavel/infectado-pela-covid-19-bolsonaro-colocara-a-prova-historico-de-atleta/>. Acesso em: 15 jan. 2021.
RUBIO, K. O legado heróico do papel social do atleta. In: BRASIL. Legados de megaeventos esportivos. Brasília: MEC, 2008. p. 217-225.
SANCHES, E. O. Fabiano, L. H.. Linguagens Autoritárias Contra o Corpo: educação pelos estereótipos e tortura subliminar.. Revista Convergência Crítica, v. 2, p. 191-203, 2013.
SILVA, A. M. Corpo ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo de felicidade. São Paulo: Autores Associados, 2001.
THÁ, Fabio. Representação e Pensamento na Obra Freudiana. Ágora. v. VII, n.1; jan/jun. p.109-128. 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________