Corpo, estereótipo e educação: convenções ideológicas e formação
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644464588Mots-clés :
Corpo, Estereótipo, EducaçãoRésumé
Discute-se neste estudo, de natureza teórica, a dimensão ideológica dos estereótipos de beleza e de estética corporais que, na sociedade tecnológica, estão presentes em divulgações midiáticas. Examinam-se os processos de adequação e de reordenação das aspirações e da sensibilidade dos indivíduos voltados à estrutura social de consumo. Pensar uma educação crítica sobre a estandardização da consciência humana, buscando-se fundamentos na Teoria Crítica da Sociedade, contribui para se compreender a manipulação individual no âmbito da sociedade de consumo atual. Verificam-se sutilezas pelas quais a indústria cultural transfere aos produtos e aos serviços comercializáveis, voltados à beleza, estética e à boa forma físicas, aspirações humanas capazes de levar os sujeitos a incorporarem estereótipos consumistas nos investimentos sobre os seus corpos. Nesse sentido, a educação pode ser um espaço de formação para a resistência, ao conduzir um ensino que revele as falsas relações entre estética, saúde e desempenho corporal, robustecidas pela indústria cultural.
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