Corpo, estereótipo e educação: convenções ideológicas e formação

Autores/as

  • Eduardo Oliveira Sanches Doutor em Educação - Pesquisador em grupo de pesquisa na área da Educação pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP e pela UEM – Maringá Pr. Professor no curso de Pedagodia pelo DTP/UEMRemetente Maringá - Pr https://orcid.org/0000-0001-9810-5764
  • Eduardo Borba Gilioli Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-5356-6230
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch Doutora em EducaçãoProfessora Associada (Departamento de Teoria e Prática da Educação) UEMUniversidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação https://orcid.org/0000-0001-5154-9819

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464588

Palabras clave:

Corpo, Estereótipo, Educação

Resumen

Discute-se neste estudo, de natureza teórica, a dimensão ideológica dos estereótipos de beleza e de estética corporais que, na sociedade tecnológica, estão presentes em divulgações midiáticas. Examinam-se os processos de adequação e de reordenação das aspirações e da sensibilidade dos indivíduos voltados à estrutura social de consumo. Pensar uma educação crítica sobre a  estandardização da consciência humana, buscando-se fundamentos na Teoria Crítica da Sociedade, contribui para se compreender a manipulação individual no âmbito da sociedade de consumo atual. Verificam-se  sutilezas pelas quais a indústria cultural transfere aos produtos e aos serviços comercializáveis, voltados à beleza, estética e à boa forma físicas, aspirações humanas capazes de levar os sujeitos a incorporarem  estereótipos consumistas nos investimentos sobre os seus corpos. Nesse sentido, a educação pode ser um espaço de formação para a resistência, ao conduzir um ensino que revele as falsas relações entre estética, saúde e desempenho corporal, robustecidas pela indústria cultural.

Biografía del autor/a

Eduardo Oliveira Sanches, Doutor em Educação - Pesquisador em grupo de pesquisa na área da Educação pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP e pela UEM – Maringá Pr. Professor no curso de Pedagodia pelo DTP/UEMRemetente Maringá - Pr

 

Possui Licenciatura em Educação Física (2003) e em Pedagogia (2012); Especialização em Educação Pela Arte pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - 2006); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM 2007); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP/Presidente Prudente - 2017), na linha de pesquisa desenvolvimento humano, diferença e valores, com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS 2015-2016) - Paris, França. Tem experiência de ensino na área de Educação Física, com ênfase em Educação Infantil, séries iniciais da Ensino Fundamental; no Ensino Superior, no curso de Pedagogia; na pós-graduação, em nível lato sensu, nas áreas de Educação Infantil, Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. Na pesquisa atua nos seguintes temas: Lúdico; Infância; Cultura(s) Infantil(s); Sociologia da Infância; Indústria Cultural; Metodologias de Ensino e Formação de Professores; Atendimento Educacional Especializado: Teconologia Assistiva. No âmbito da pesquisa/extensão, tem experiência no trabalho com crianças e adolescentes com obesidade (DEF/UEM 2000), crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, (Projeto PROPAE - DTP/UEM 2011-2013) e com jovens em situação de vulnerabilidade social (Projeto PHENIX - DPI/UEM 2007-2009). Atua principalmente com formação inicial e formação continuada de professores.

Eduardo Borba Gilioli, Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná

Possui graduação em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1999), especialização em interdisciplinaridade na educação básica pelo IBPEX (2002), mestrado (2013) e doutorado (2020) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é o coordenador do curso de licenciatura em educação física da Facinor, professor efetivo da secretaria de Estado da educação do Paraná (Educação Básica) e professor do Colégio Loanda. 

 

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Doutora em EducaçãoProfessora Associada (Departamento de Teoria e Prática da Educação) UEMUniversidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), especialização em metodologia do ensino pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou estágio de Pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP (2013). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, ensino fundamental, ensino e aprendizagem, Teoria Crítica da Sociedade. 

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Publicado

2022-12-27

Cómo citar

Sanches, E. O., Gilioli, E. B., & Galuch, M. T. B. (2022). Corpo, estereótipo e educação: convenções ideológicas e formação. Educación, 47(1), e118/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644464588

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