Perfil dos professores do ensino fundamental de uma rede pública sobre transtornos de aprendizagem

Autores/as

  • Andréa Carla Machado Universidade Federal de São Carlos
  • Karina Kelly Borges Faculdade de Medicina de São Jóse do Rio Preto- FAMERP. SP.
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Maria Amelia Almeida Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X7907

Palabras clave:

Transtorno de aprendizagem, Professores, Escola.

Resumen

O presente estudo se propôs identificar o saber daquele que atua diretamente com o aluno, o professor, por considerá-lo um personagem importante no processo de identificação de alunos com transtornos de aprendizagem. Assim o objetivo foi verificar e analisar o conhecimento do professor quanto ao transtorno de aprendizagem. Para atender o objetivo, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas em 78 professores de ambos os gêneros com predomínio do feminino, com média de idade de 35 anos e 7 meses pertencentes à uma rede pública de ensino fundamental de uma cidade de médio porte do interior do Estado de São Paulo. Na análise foi observado três grupos de professores, aqueles que apresentam conhecimento, aqueles que apresentam conhecimento parcial, e os que desconhecem o assunto. Torna-se de extrema importância que se realizem projetos de formação para a prática de leitura do professor, onde se discutam as suas atitudes afetivas, experiências pessoais e pedagógicas, as concepções que ele tem sobre o s transtornos de aprendizagem, suas características, para que possam motivar o aluno para a aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Andréa Carla Machado, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e University of Georgia - UGA - USA. Bolsista FAPESP.

 

Karina Kelly Borges, Faculdade de Medicina de São Jóse do Rio Preto- FAMERP. SP.

Neuropsicóloga da FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e do IPECS – Instituto de Psicologia Educacional e Ciências da Saúde – Rio Preto – SP.

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR – São Carlos – SP.

Maria Amelia Almeida, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR – São Carlos – SP

Publicado

2015-05-11

Cómo citar

Machado, A. C., Borges, K. K., Costa, M. da P. R. da, & Almeida, M. A. (2015). Perfil dos professores do ensino fundamental de uma rede pública sobre transtornos de aprendizagem. Revista De Educación Especial, 28(52), 417–428. https://doi.org/10.5902/1984686X7907

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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