Educação Especial: análise do perfil de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X70831

Palavras-chave:

grupos de Pesquisa, educação especial, habitus

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise dos Grupos de Pesquisa relacionados à Educação Especial (EE) cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGPB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Argumenta-se, a partir das concepções de Pierre Bourdieu, que os Grupos de Pesquisa em Educação Especial são espaços que permitem o desenvolvimento do habitus científico. No total, foram catalogados 265 Grupos de Pesquisa, dos quais 203 (76,6%) são relacionados à Educação Especial e 63 (23,3%) são específicos do campo da Educação Especial. Os Grupos relacionados à Educação Especial estão infiltrados, organizados e distribuídos no âmbito de Grupos de Pesquisa mais amplos, com sua participação assegurada por meio de Linhas de Pesquisa específicas que se desdobram em temáticas diversas. Os grupos específicos apresentam a Educação Especial como objeto de pesquisa prioritário, apresentando temáticas diversas e especificando suas produções, compondo importante elemento do campo acadêmico da Educação. Os dados agrupados indicam que, de modo geral, o campo da Educação Especial é abrangente e diversificado e vem crescendo de forma significativa, embora ainda insuficiente para a dimensão do país e suas demandas.

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Biografia do Autor

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR

Professor doutor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil.

Rosana de Castro Casagrande, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR

Professora doutora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil.

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

Mainardes, J., & Casagrande, R. de C. (2022). Educação Especial: análise do perfil de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Revista Educação Especial, 35, e49/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X70831