Educação Inclusiva: um diálogo com a Educação Básica a partir do Ciclo de Políticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X31781

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Básica, Obstáculos.

Resumo

O discurso sobre uma educação de qualidade para todos tem sido objeto de preocupação no âmbito político, acadêmico, de organizações não-governamentais e de diversos outros campos. Essas discussões vêm refletindo historicamente na produção de um número significativo de aparatos legais que legislam sobre a Educação Especial e Inclusiva. O objetivo deste estudo é discutir, a partir da abordagem do Ciclo de Políticas, as concepções de profissionais da Educação Básica a respeito da inclusão escolar, partindo dos resultados obtidos através de um encontro organizado por meio de grupo focal. Para isto, restringimos o estudo ao contexto da prática, que nos indica que as concepções dos profissionais a respeito da inclusão estão fortemente relacionadas com as barreiras ou obstáculos que se colocam para sua efetivação no ambiente escolar. As vozes dos docentes estão carregadas de uma certa angústia, pela não efetivação de uma Educação que inclua a todos no processo de ensino-aprendizagem. Em vista disto, esses discursos explicitam as justificativas para a não inclusão, através da exaltação dos obstáculos que permeiam suas práticas.

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Biografia do Autor

Priscila Pacheco, Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE/ UNICENTRO/PR. Pedagoga do Quadro Próprio do Magistério da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisas FOCUS - Formação Profissional em Contextos Educacionais Inclusivos.

Elisandra Aparecida Czekalski, Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE/UNICENTRO/PR. Professora e Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil na rede municipal de Irati – PR. Integrante de Grupo de Pesquisas Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR).

Khaled Omar Mohamad El Tassa, Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE/ UNICENTRO-PR. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Gilmar de Carvalho Cruz, Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE/ UNICENTRO-PR. Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Rio de Janeiro. Líder do grupo de pesquisa Formação Profissional em Contextos Educacionais Inclusivos – FOCUS.

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Pacheco, P., Czekalski, E. A., Tassa, K. O. M. E., & Cruz, G. de C. (2019). Educação Inclusiva: um diálogo com a Educação Básica a partir do Ciclo de Políticas. Revista Educação Especial, 32, e46/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X31781

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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