Análise epistemológica das teses e dissertações sobre atendimento educacional especializado: 2000 a 2009

Rosana Castro Casagrande, Gilmar de Carvalho Cruz

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6986

 

O objetivo geral desta pesquisa foi realizar uma análise epistemológica de teses e dissertações sobre atendimento educacional especializado, produzidas no período de 2000 a 2009, a partir das dimensões técnica e teórica, analisadas através da adaptação do Esquema Paradigmático de Sánchez Gamboa (1987; 2007). Por meio de uma pesquisa qualitativa, foi realizada análise documental de 18 teses e dissertações. Os resultados indicam: 1. No Nível Técnico: Em 2009 foi o período que mais se produziu pesquisas sobre AEE; 72% do total foram produzidas em Universidades Públicas; 44% não especificaram as técnicas de registro; 50% não especificaram o tipo de análise de dados; 84% apresentaram procedimentos qualitativos; 2. Nível Teórico: Os principais temas tratados foram “Deficiência Auditiva/Surdez” (27,7%); 61% apresentaram abordagens metodológicas e tipos de mudança do tipo Inespecífica; 17% caracterizarem-se como crítico-dialéticas e 22% fenomenológico-hermenêuticas. A maioria das pesquisas não pode ser caracterizada ou classificada segundo um padrão de abordagem metodológica, devido ao seu aspecto hibrido e ao fato de não apresentar uma fronteira metodológica. É fundamental que sejam ampliadas as pesquisas sobre análise epistemológica, a fim de contribuírem de forma significativa e efetiva para a melhoria na qualidade das pesquisas e para sua aproximação com a práxis.

 


Palavras-chave


Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Epistemologia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6986

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________