Análise epistemológica das teses e dissertações sobre atendimento educacional especializado: 2000 a 2009

Autores/as

  • Rosana Castro Casagrande UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - UEPG
  • Gilmar de Carvalho Cruz UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA E UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6986

Palabras clave:

Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Epistemologia.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6986

 

O objetivo geral desta pesquisa foi realizar uma análise epistemológica de teses e dissertações sobre atendimento educacional especializado, produzidas no período de 2000 a 2009, a partir das dimensões técnica e teórica, analisadas através da adaptação do Esquema Paradigmático de Sánchez Gamboa (1987; 2007). Por meio de uma pesquisa qualitativa, foi realizada análise documental de 18 teses e dissertações. Os resultados indicam: 1. No Nível Técnico: Em 2009 foi o período que mais se produziu pesquisas sobre AEE; 72% do total foram produzidas em Universidades Públicas; 44% não especificaram as técnicas de registro; 50% não especificaram o tipo de análise de dados; 84% apresentaram procedimentos qualitativos; 2. Nível Teórico: Os principais temas tratados foram “Deficiência Auditiva/Surdez” (27,7%); 61% apresentaram abordagens metodológicas e tipos de mudança do tipo Inespecífica; 17% caracterizarem-se como crítico-dialéticas e 22% fenomenológico-hermenêuticas. A maioria das pesquisas não pode ser caracterizada ou classificada segundo um padrão de abordagem metodológica, devido ao seu aspecto hibrido e ao fato de não apresentar uma fronteira metodológica. É fundamental que sejam ampliadas as pesquisas sobre análise epistemológica, a fim de contribuírem de forma significativa e efetiva para a melhoria na qualidade das pesquisas e para sua aproximação com a práxis.

 

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Biografía del autor/a

Rosana Castro Casagrande, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - UEPG

Docente do Departamento de Métodos de Ensino - Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade Sant'Ana. Mestre em Educação pela UEPG

 

Gilmar de Carvalho Cruz, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA E UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE

Docente adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste e docente permanente do programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Publicado

2014-04-11

Cómo citar

Casagrande, R. C., & Cruz, G. de C. (2014). Análise epistemológica das teses e dissertações sobre atendimento educacional especializado: 2000 a 2009. Revista De Educación Especial, 27(48), 155–170. https://doi.org/10.5902/1984686X6986

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua