Formação docente e inclusão escolar em um curso de Licenciatura em Educação Física

Autores

  • Khaled Omar Mohamad El Tassa Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.Universidade Estadual do Centro-Oeste – Campus de Irati. Departamento de Educação Física. Irati, PR. Brasil. PR 153, Km 7, Riozinho. CEP 84500-000.
  • Gilmar de Carvalho Cruz Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.Universidade Estadual do Centro-Oeste – Campus de Irati. Departamento de Educação Física. Irati, PR. Brasil. PR 153, Km 7, Riozinho. CEP 84500-000.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17629

Palavras-chave:

Inclusão, Formação docente, Educação Física

Resumo

A formação profissional para a docência ocupa posição de destaque em debates acadêmicos, profissionais e políticos referentes à inclusão escolar. Tem-se como objetivo do presente estudo discutir como o processo formativo realizado em um curso de Licenciatura em Educação Física trata o tema inclusão escolar, com vistas à preparação docente para a intervenção profissional em contextos educacionais inclusivos. Os resultados indicam que a Educação Física a partir de um olhar crítico sobre ela mesma, com especial atenção para os processos formativos deflagrados nas Universidades, pode contribuir para que o atendimento educacional oferecido pela escola leve em consideração a diversidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Khaled Omar Mohamad El Tassa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.Universidade Estadual do Centro-Oeste – Campus de Irati. Departamento de Educação Física. Irati, PR. Brasil. PR 153, Km 7, Riozinho. CEP 84500-000.

Professor do Curso de Educação Física e dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário e Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Doutor em Educação Física – UFPR. Irati, Paraná, Brasil.

Gilmar de Carvalho Cruz, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.Universidade Estadual do Centro-Oeste – Campus de Irati. Departamento de Educação Física. Irati, PR. Brasil. PR 153, Km 7, Riozinho. CEP 84500-000.

Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO e dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Doutor em Educação Física – UNICAMP. Irati, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Tassa, K. O. M. E., & Cruz, G. de C. (2016). Formação docente e inclusão escolar em um curso de Licenciatura em Educação Física. Revista Educação Especial, 1(1), 121–131. https://doi.org/10.5902/1984686X17629

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.