Implicações da Língua de Sinais na aquisição da escrita de filhos ouvintes de pais surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X32566

Palavras-chave:

ouvintes de pais surdos. Aquisição da escrita. Libras

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a interferência da língua de sinais na aquisição da linguagem escrita de um sujeito ouvinte (10 anos de idade) filho de mãe surda. A pesquisa foi realizada em uma cidade do interior do Estado do Paraná, onde esse sujeito reside. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de cunho etnográfico, apoiada em um estudo de caso. Os registros foram coletados por meio de entrevistas realizadas com professores, psicóloga e equipe pedagógica das escolas, onde o sujeito estudou e com o próprio sujeito. Os resultados confirmam a tendência de que a maioria dos filhos ouvintes de pais surdos tornam-se bilíngues, pelo fato de dominarem duas línguas (a de sinais e a língua oral). A língua de sinais incide no processo de aquisição da linguagem escrita desses alunos, visto que, ao internalizarem a estrutura sintática dessa língua e também da língua portuguesa, natural e simultaneamente, pode acarretar a mistura dessas línguas no momento da elaboração da escrita. Tal fato pode gerar consequências negativas no processo escolar, uma vez que os aspectos da cultura surda, vivenciados tanto pelos pais surdos quanto pelos filhos ouvintes, são totalmente negligenciados pela maioria das escolas. Pretende-se, com este artigo, contribuir com a área da Educação ao se destacar que os filhos de pais surdos, ainda que não carreguem o estereótipo da deficiência, necessitam de um olhar especial e diferenciado por parte da escola, a fim de que esses sujeitos não sejam excluídos de um efetivo processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Eliziane Manosso Streiechen, UNICENTRO

É graduada em Letras Português/Inglês (2004); Bacharel em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2007); Possui adicionais nas áreas de Deficiência Mental e Auditiva (1992-2000); Tradutora/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (2003); Mestre em Educação pela Universidade do Centro-Oeste de Guarapuava/PR (UNICENTRO, 2014); Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (2015-2019). Foi professora alfabetizadora e tradutora/intérpretes de língua de sinais (TILS) durante vinte anos. Faz parte do Quadro Próprio de Professores do Estado do Paraná (em licença); Foi uma das fundadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ivaí/PR; Diretora e professora da Escola Especial (1998-2002); Atualmente, ministra a disciplina de Libras na UNICENTRO Campus de Irati/PR. Nessa Instituição exerce ou exerceu as seguintes funções: professora na modalidade de Educação a Distância (EaD); coordenadora do Programa de Inclusão e Acessibilidade (2014-2015); coordenadora substituta do PIBID/Espanhol (2014-2015); coordenadora do Curso de Libras no Centro de Línguas (2014-2015); membro do Núcleo Estruturante (NDE) do Departamento de Letras. Possui pesquisas relacionadas à aquisição da linguagem pelo surdo; CODA (Children of deaf adult); Inclusão; Surdez, entre outras temáticas. Possui dois livros publicados: ?Língua Brasileira de Sinais – Libras?, pela Editora UNICENTRO de Guarapuava/PR, 2012 e “Libras: aprender está em suas mãos”, pela Editora CRV de Curitiba/PR, 2013.

Cibele Krause Lemke, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Possui graduação em Letras – habilitação em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas (2000); Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). É Professora Adjunto C da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Em 2008 e 2009 realizou estágio de doutoramento na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Lidera o grupo de pesquisa ?Língua, Imigração e Identidade? e atua na linha de pesquisa ?Ensino e aprendizagem de línguas em contextos linguísticamente complexos?. Também, participa do grupo de pesquisa ?Língua, História e Literatura Ucraniana?, na linha de pesquisa ?Questões de bilinguismo?. É docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro, na linha de pesquisa “Educação, Cultura e Diversidade”. Atualmente é Vice-Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes – SEHLA/I. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando nos seguintes temas: prática pedagógica, ensino em contextos multilíngues, políticas linguísticas e formação de professores de línguas.

Gilmar de Carvalho Cruz, UNICENTRO

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1996 a 2006. É professor associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi Diretor do Setor de Ciências da Saúde de 2007 a 2010 e atualmente é Chefe do Departamento de Educação Física do campus da UNICENTRO, em Irati, e Cordenador do Mestrado em Educação da mesma instituição. Membro de corpo editorial dos periódicos Práxis Educativa e Revista da Educação Física / UEM, além de revisor, dentre outros periódicos, da Revista Brasileira de Educação Especial, Pensar a Prática, Revista Brasileira de Ciências do Esporte e Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Editor convidado do dossiê: Educação física escolar no contexto da inclusão e diferença (Práxis Educativa, 2016). Coordena o GTT Inclusão e Diferença do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e é líder do grupo de pesquisa Formação Profissional em Contextos Educacionais Inclusivos – FOCUS. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Física e Educação Especial e foco nos seguintes temas: educação inclusiva, educação física escolar e formação profissional docente.

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Publicado

2019-06-05

Como Citar

Streiechen, E. M., Lemke, C. K., & Cruz, G. de C. (2019). Implicações da Língua de Sinais na aquisição da escrita de filhos ouvintes de pais surdos. Revista Educação Especial, 32, e60/ 1– 19. https://doi.org/10.5902/1984686X32566

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua