Implications of the Sign Language in the acquisition of the writing of hearing children of deaf parents

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X32566

Keywords:

Hearing children of deaf parents, Acquisition of the written language, LIBRAS.

Abstract

This article aims to discuss the interference of sign language in the acquisition of the written language of a 10 years old listening individual, son of a deaf mother. The investigation was conducted in a town in the countryside of the State of Paraná, where this person resides with his parents and maternal grandparents. This is a research of qualitative and ethnographic nature, supported by a case study. The data were collected through interviews with the teachers, psychologist and pedagogical staff of the schools where the subject studied, as well as with the subject himself. The results confirm the tendency that most hearing children of deaf parents become bilingual due the fact that they master two languages (the sign language and the oral language). The sign language can interfere in the process of acquisition of the written language of these students, since, by internalizing the syntactic structure of that language and also of the Portuguese language, naturally and simultaneously, they end up mixing these languages while developing their writing skills. This can generate negative consequences in the schooling process, since the aspects of deaf culture, experienced by deaf parents as well as by hearing children, are totally neglected by most Brazilian schools. With this research we intend to contribute to the area of Education by highlighting that the children of deaf parents, despite not bearing the stereotype of the disability, need to be seen from a special and differentiated perspective by the school community, so that these subjects won’t be excluded from an effective teaching and learning process.

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Author Biographies

Eliziane Manosso Streiechen, UNICENTRO

É graduada em Letras Português/Inglês (2004); Bacharel em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2007); Possui adicionais nas áreas de Deficiência Mental e Auditiva (1992-2000); Tradutora/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (2003); Mestre em Educação pela Universidade do Centro-Oeste de Guarapuava/PR (UNICENTRO, 2014); Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (2015-2019). Foi professora alfabetizadora e tradutora/intérpretes de língua de sinais (TILS) durante vinte anos. Faz parte do Quadro Próprio de Professores do Estado do Paraná (em licença); Foi uma das fundadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ivaí/PR; Diretora e professora da Escola Especial (1998-2002); Atualmente, ministra a disciplina de Libras na UNICENTRO Campus de Irati/PR. Nessa Instituição exerce ou exerceu as seguintes funções: professora na modalidade de Educação a Distância (EaD); coordenadora do Programa de Inclusão e Acessibilidade (2014-2015); coordenadora substituta do PIBID/Espanhol (2014-2015); coordenadora do Curso de Libras no Centro de Línguas (2014-2015); membro do Núcleo Estruturante (NDE) do Departamento de Letras. Possui pesquisas relacionadas à aquisição da linguagem pelo surdo; CODA (Children of deaf adult); Inclusão; Surdez, entre outras temáticas. Possui dois livros publicados: ?Língua Brasileira de Sinais – Libras?, pela Editora UNICENTRO de Guarapuava/PR, 2012 e “Libras: aprender está em suas mãos”, pela Editora CRV de Curitiba/PR, 2013.

Cibele Krause Lemke, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Possui graduação em Letras – habilitação em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas (2000); Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). É Professora Adjunto C da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Em 2008 e 2009 realizou estágio de doutoramento na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Lidera o grupo de pesquisa ?Língua, Imigração e Identidade? e atua na linha de pesquisa ?Ensino e aprendizagem de línguas em contextos linguísticamente complexos?. Também, participa do grupo de pesquisa ?Língua, História e Literatura Ucraniana?, na linha de pesquisa ?Questões de bilinguismo?. É docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro, na linha de pesquisa “Educação, Cultura e Diversidade”. Atualmente é Vice-Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes – SEHLA/I. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando nos seguintes temas: prática pedagógica, ensino em contextos multilíngues, políticas linguísticas e formação de professores de línguas.

Gilmar de Carvalho Cruz, UNICENTRO

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1996 a 2006. É professor associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi Diretor do Setor de Ciências da Saúde de 2007 a 2010 e atualmente é Chefe do Departamento de Educação Física do campus da UNICENTRO, em Irati, e Cordenador do Mestrado em Educação da mesma instituição. Membro de corpo editorial dos periódicos Práxis Educativa e Revista da Educação Física / UEM, além de revisor, dentre outros periódicos, da Revista Brasileira de Educação Especial, Pensar a Prática, Revista Brasileira de Ciências do Esporte e Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Editor convidado do dossiê: Educação física escolar no contexto da inclusão e diferença (Práxis Educativa, 2016). Coordena o GTT Inclusão e Diferença do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e é líder do grupo de pesquisa Formação Profissional em Contextos Educacionais Inclusivos – FOCUS. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Física e Educação Especial e foco nos seguintes temas: educação inclusiva, educação física escolar e formação profissional docente.

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Published

2019-06-05

How to Cite

Streiechen, E. M., Lemke, C. K., & Cruz, G. de C. (2019). Implications of the Sign Language in the acquisition of the writing of hearing children of deaf parents. Special Education Magazine, 32, e60/ 1– 19. https://doi.org/10.5902/1984686X32566