Contribuições de um organizador prévio no formato de Tirinhas em quadrinhos com Representatividade Surda para aprendizagem significativa de tabelas por estudantes surdas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X92426Palavras-chave:
Tirinhas em quadrinhos, Representatividade Surda, Conceito de tabelasResumo
A pesquisa realizada em uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) aborda a Educação Inclusiva, com ênfase nos aspectos a considerar por alunos Surdos inseridos em escolas regulares para compreender textos escritos em língua portuguesa e a partir deles, se engajarem nas atividades didáticas, especialmente no ensino da matemática numa perspectiva interdisciplinar. O estudo teve por objetivo analisar os indícios de aprendizagem significativa na compreensão de estudantes Surdas do 5º ano do Ensino Fundamental sobre o conceito de tabelas, utilizando um organizador prévio em formato de tirinhas em quadrinhos que exploram a representatividade Surda. A investigação utilizou como método uma abordagem qualitativa e um estudo de caso descritivo interpretativo. A aplicação de sequência didática incluiu tirinhas em quadrinhos como organizador prévio, empregando a triangulação de dados e métodos para validação dos resultados. A análise dos dados foi realizada através de técnicas de análise de conteúdo. As tirinhas em quadrinhos, desenvolvidas na plataforma Canva, facilitaram a compreensão das participantes Surdas sobre o conceito de tabelas. Os resultados indicaram uma melhora significativa na capacidade de organizar e interpretar dados em tabelas, demonstrando que a contextualização adotada nas tirinhas, adequada à realidade das estudantes, ajudou na superação das barreiras e no desenvolvimento de habilidades linguísticas e matemáticas. A integração de elementos visuais e culturais específicos da comunidade Surda enriquece o processo educacional, promovendo respeito e valorização da diversidade. Por tanto, as práticas educacionais devem ser continuamente avaliadas e adaptadas para garantir uma educação de qualidade para o público da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
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