Contribuições de um organizador prévio no formato de Tirinhas em quadrinhos com Representatividade Surda para aprendizagem significativa de tabelas por estudantes surdas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X92426

Palavras-chave:

Tirinhas em quadrinhos, Representatividade Surda, Conceito de tabelas

Resumo

A pesquisa realizada em uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) aborda a Educação Inclusiva, com ênfase nos aspectos a considerar por alunos Surdos inseridos em escolas regulares para compreender textos escritos em língua portuguesa e a partir deles, se engajarem nas atividades didáticas, especialmente no ensino da matemática numa perspectiva interdisciplinar. O estudo teve por objetivo analisar os indícios de aprendizagem significativa na compreensão de estudantes Surdas do 5º ano do Ensino Fundamental sobre o conceito de tabelas, utilizando um organizador prévio em formato de tirinhas em quadrinhos que exploram a representatividade Surda. A investigação utilizou como método uma abordagem qualitativa e um estudo de caso descritivo interpretativo. A aplicação de sequência didática incluiu tirinhas em quadrinhos como organizador prévio, empregando a triangulação de dados e métodos para validação dos resultados. A análise dos dados foi realizada através de técnicas de análise de conteúdo. As tirinhas em quadrinhos, desenvolvidas na plataforma Canva, facilitaram a compreensão das participantes Surdas sobre o conceito de tabelas. Os resultados indicaram uma melhora significativa na capacidade de organizar e interpretar dados em tabelas, demonstrando que a contextualização adotada nas tirinhas, adequada à realidade das estudantes, ajudou na superação das barreiras e no desenvolvimento de habilidades linguísticas e matemáticas. A integração de elementos visuais e culturais específicos da comunidade Surda enriquece o processo educacional, promovendo respeito e valorização da diversidade. Por tanto, as práticas educacionais devem ser continuamente avaliadas e adaptadas   para garantir uma educação de qualidade para o público da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

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Biografia do Autor

Renária Rodrigues de Castro, Secretaria Municipal de Educação de Picos-PI

Mestra em Educação Inclusiva - PROFEI / Universidade de Pernambuco (UPE).Especialista em Educação Especial e Inclusiva (UNIASSELVI/2021). Especialista em Educação Contextualizada para o Semiárido (UESPI/2012). Graduada em Letras Libras - (UFPI/PARFOR 2 licenciatura /2019). Graduada em Pedagogia (UESPI/2008). É supervisora pedagógica efetiva da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí - SEDUC, atuando na coordenação pedagógica de escolas vinculadas a 9 GRE - Picos-PI. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação - Picos-PI, atualmente lotada no atendimento educacional especializado para alunos surdos. Tem experiência na área de Educação, supervisão pedagógica e educação bilíngue (Libras/Português) para Surdos.

Maria Aparecida da Silva Rufino, Universidade de Pernambuco

Graduada em Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade de Pernambuco - UPE (1992), Doutorada en Enseñanza de las Ciencias - Didáticas Especificas, por el Programa Internacional de Doctorado en Enseñanza de las Ciencias - PIDEC, de la Universidad de Burgos, España (2015). Vice-Líder do Grupo de Ensino das Ciências e Matemática da Universidade de Pernambuco - GECM/UPE (colaboradora). Professora adjunta da UPE, atuando como Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Campus Mata Norte - CMN e no Mestrado Profissional em Rede em Educação Inclusiva - PROFEI; na Graduação de Matemática do CMN. Atualmente é Coordenadora setorial de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da UPE Campus Mata Norte. Coordenadora de Estágios Supervisionados do Curso de Matemática do CMN 2018-2023. Foi Vice-Coordenadora da Graduação de Matemática do CMN - 2018/2020; Coordenadora de Área do Centro de Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA e do Curso de Especialização em Ensino de Matemática da UNIVISA - 2010/2020; Professora da educação básica da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - 1993/2021. Possui experiência nas áreas de Ensino de Ciências e Educação Matemática, com ênfase em: Epistemologia das ciências, Teorias de Aprendizagem, Resolução de Problemas, Tendências em Educação Matemática, Ensino de Combinatória, Ensino de Geometria, Ensino de Lógica Matemática 

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Publicado

2025-12-19

Como Citar

Castro, R. R. de, & Rufino, M. A. da S. (2025). Contribuições de um organizador prévio no formato de Tirinhas em quadrinhos com Representatividade Surda para aprendizagem significativa de tabelas por estudantes surdas. Revista Educação Especial, 38(1), e87/01–16. https://doi.org/10.5902/1984686X92426