Considerações acerca da tecnologia assistiva no cenário educacional brasileiro

Autores/as

  • David dos Santos Calheiros Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • Gerusa Ferreira Lourenço Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18825

Palabras clave:

Educação especial, Tecnologia assistiva, Formação

Resumen

A partir da demanda crescente de produção de conhecimento teórico e prático sobre tecnologia assistiva (TA) nos seus múltiplos contextos no Brasil, o presente texto tem por objetivo apresentar considerações a respeito dessa temática no campo da educação. Por meio de uma revisão de estudos sobre conceitos e práticas, trazemos considerações quanto as definições utilizadas, políticas que legitimam essa interface de uso na educação e investigações sobre práticas já realizadas, destacando três grandes obstáculos identificados: a imprecisão do atual conceito de TA, as dificuldades no acesso aos recursos, e a falta de formação dos profissionais envolvidos. A direção tomada indica que há cada vez mais demandas pela manutenção dos investimentos realizados no país, como capacitação de recursos humanos e desenvolvimento de ações mais assertivas quanto ao uso mais eficiente desses recursos no contexto educacional brasileiro, no sentido de que ele realmente atinja seus objetivos na garantia de autonomia e participação nas atividades cotidianas.

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Biografía del autor/a

David dos Santos Calheiros, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Doutorando e mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos.

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Pós-Doutorado SORBONNE- UNIVERSITE PARIS V- RENE DESCARTES. Doutora em Psicologia pela USP (Universidade São Paulo). Professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos

Gerusa Ferreira Lourenço, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutora em Educação Especial pela UFSCar. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos

Publicado

2018-03-11

Cómo citar

Calheiros, D. dos S., Mendes, E. G., & Lourenço, G. F. (2018). Considerações acerca da tecnologia assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista De Educación Especial, 31(60), 229–244. https://doi.org/10.5902/1984686X18825

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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