As interferências histórico-políticas e os avanços e retrocessos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no campo da Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X69178

Palavras-chave:

Educação Especial, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Política, História

Resumo

Pensando na promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1961, as versões subsequentes e os impactos para a área da Educação Especial, problematizou-se como as transformações políticas ocorridas entre as décadas de 1950 e 1990 influenciaram no percurso dos diferentes documentos das versões da LDB e na construção dos capítulos destinados à área da Educação Especial. Para isso, este artigo visa, a partir de uma contextualização histórica e política à época, descrever e comparar os avanços e retrocessos contidos nos capítulos destinados à Educação Especial nos três documentos promulgados da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Assim, por meio de uma pesquisa descritiva com análise documental e bibliográfica, o presente trabalho apresenta as transformações históricas, políticas e mudanças terminológicas ocorridas na LDB 4.024/61, LDB 5.692/71 e na LDB 9.394/96, no que se refere à Educação Especial. Os resultados apontam para o direcionamento e descompromisso do Estado com a educação dos alunos da Educação Especial. Conclui-se que as transformações histórico-políticas têm impacto direto no modo como a Educação Especial é vista no campo educacional, assim como nas terminologias utilizadas e nos serviços prestados ao público alvo.

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Biografia do Autor

Paula Cristina Stopa, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná e Mestranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEES) da Universidade Federal de São Carlos.

Adrieli Camila Soares Matheus, Universidade Federal de São Carlos

Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade de Ribeirão Preto e Mestranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEES) da Universidade Federal de São Carlos.

Adriana Garcia Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos

Professora doutora da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Gerusa Ferreira Lourenço, Universidade Federal de São Carlos

Professora doutora da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Stopa, P. C., Matheus, A. C. S., Gonçalves, A. G., & Lourenço, G. F. (2023). As interferências histórico-políticas e os avanços e retrocessos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no campo da Educação Especial. Revista Educação Especial, 36(1), e62/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X69178

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