Planejamento e aplicação de atividades nas aulas de Educação Física Escolar pautadas no Desenho Universal para Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X88268Palavras-chave:
Educação Especial, Desenho Universal para Aprendizagem, Educação FísicaResumo
O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem teórica que visa oferecer subsídios aos professores para promoção de um ensino acessível a todos por meio dos princípios do engajamento, representação, ação e expressão. Esse estudo objetivou planejar, aplicar, e descrever atividades nas aulas de Educação Física escolar pautadas no DUA por professores para todos os estudantes do ensino fundamental ciclo I, independente da condição física, intelectual, sensorial, socioeconômica e acadêmica. Foi realizada uma pesquisa colaborativa com cinco professores de Educação Física atuantes no fundamental ciclo I que participaram de um encontro teórico, seguido de quatro grupos focais. Cada professor elaborou uma atividade de Educação Física baseada nos princípios do DUA. As atividades foram aplicadas e posteriormente compartilhadas com os demais professores. Os grupos focais foram gravados, e os encontros foram analisados por meio da análise temática da informação. Foram aplicadas cinco atividades: preparação para campeonato de queimada; colheita da laranja; pebolim humano; rouba bandeira; atletismo (lançamento de discos). As principais estratégias baseadas no DUA compreenderam: apresentar o conteúdo de diversas maneiras; apresentar a tarefa em formato de desafio; utilizar desenhos e ferramentas tecnológicas como estratégia complementar, realizar rodas de conversas; e disseminar o aprendido por meio de exposições na escola da atividade trabalhada. As atividades de Educação Física pautadas no DUA estão em consonância com a Base Nacional Curricular Comum e a incorporação delas no dia a dia do professor pode favorecer a oferta de uma disciplina de educação física escolar acessível a todos os estudantes.
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