Estado da arte em revistas educacionais sobre estudos feitos com famílias de crianças com necessidades educacionais especiais no período de 2002 a 2011

Autores/as

  • Giovana Mendes Ferroni Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana Cia Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X8361

Palabras clave:

Educação Especial, Família, Necessidades educacionais especiais.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8361

 

O objetivo deste artigo é mapear os estudos indexados entre os anos 2002 e 2011 na área da educação, e avaliados como A1 e A2 pelo banco de dados Qualis Capes, no triênio 2010-2012, a fim de verificar de que maneiras as pesquisas com famílias de crianças com necessidades educacionais especiais têm sido feitas. Para isso, foram analisados os seguintes elementos: evolução anual dos estudos, sujeitos analisados, temáticas adotadas e instrumentos de coleta de dados utilizados, a partir de buscas na base de dados Scielo e Periódicos Capes e utilizadas uma multiplicidade de descritores combinados entre si. O critério estabelecido para considerar família foi o de que as pesquisas deveriam conter as palavras-chaves: família, relações familiares, relações parentais, pais e irmãos intercruzadas com as: educação especial, pessoas com necessidades educacionais especiais, educação inclusiva, inclusão, autismo, autista, superdotação, altas habilidades, paralisia cerebral, baixa visão, cegueira, surdez, transtorno global do desenvolvimento, síndrome de Down, deficiência, deficiência intelectual, deficiência física, deficiência visual, surdez e deficiência múltipla. Portanto, os artigos foram obtidos pelo entrecruzamento desses descritores, mas selecionados aqueles que continham uma dessas palavras. Dessa forma, foi encontrado um total de 36 artigos nacionais indexados em revistas da área da Educação. Os dados mostraram que houve um crescimento de pesquisas empíricas nessa área.

Palavras-chave: Educação Especial. Família. Necessidades educacionais especiais.

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Biografía del autor/a

Giovana Mendes Ferroni, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Educação Artística pela UFJF, mestre em Educação Especial pela UFSCar e doutoranda em Educação Especial da UFSCar. Bolsista CNPq.

Fabiana Cia, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

Apoio financeiro Fapesp/FMCSV, CNPq.

Publicado

2014-04-11

Cómo citar

Ferroni, G. M., & Cia, F. (2014). Estado da arte em revistas educacionais sobre estudos feitos com famílias de crianças com necessidades educacionais especiais no período de 2002 a 2011. Revista De Educación Especial, 27(48), 201–218. https://doi.org/10.5902/1984686X8361

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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