Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e a da aprendizagem da docência
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464446428Palavras-chave:
Formação Continuada de Professores, Aprendizagem Docente, Atividade Docente de Estudo, Educação Básica.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464446428
A formação continuada de professores constitui-se em um processo complexo e de dimensões que ultrapassam a elaboração e execução de normativas legais. Este estudo apresenta nossa compreensão sobre a atividade docente de estudo, pautada nos estudos de Isaia (2006), na formação e atuação de professores da Educação Básica e sua contribuição para os processos de aprendizagem da docência (ISAIA, 2004 e 2006; BOLZAN, 2004, 2006, 2008, 2009, 2010). Nosso objetivo é identificar e compreender onde e como a atividade docente de estudo acontece na formação e atuação de professores da Educação Básica e de que forma ela contribui para a aprendizagem da docência. A partir das narrativas identificamos que os elementos da atividade docente de estudo não se articulam em sua completude nos diferentes momentos da prática pedagógica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________