Currículo do curso de Artes Visuais – Licenciatura/UFSM: um revisitar histórico e crítico

Leila Adriana Baptaglin, Marilda Oliveira de Oliveira

Resumo


Esta pesquisa buscou verificar como os professores do curso de Artes Visuais – Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) entendem as mudanças ocorridas nas organizações curriculares de 1992, 1999 e 2004. Objetivou igualmente perceber a importância dessas mudanças para o meio acadêmico, bem como para o corpo docente. Sendo assim, a pesquisa estruturou-se através de uma abordagem qualitativa, utilizando-se de um estudo de caso (três professores do curso de Artes Visuais participantes da estruturação dos Projetos Pedagógicos). O procedimento para a efetivação dessa pesquisa voltou-se para a apreciação documental e para a entrevista semi-estruturada. Na presença desses dados, foi realizada uma análise embasada na Análise do Conteúdo que aconteceu em três etapas: pré-análise, descrição e interpretação referencial. Esses passos possibilitaram verificar a concepção e a participação dos valores e ideais profissionais e sociais dos professores participantes dessas transformações perante as novas diretrizes a serem estabelecidas. Com isso, percebeu-se, na fala dos professores, a forte presença de pontos como currículo como imposição, cultura e realidade local e ensino das Artes Visuais como centro de transformação.

Palavras-chave: Artes Visuais. Currículo. Cultura.


Palavras-chave


Visual Arts; Curriculum; Culture.

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

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