Encontros com signos: possibilidades para pensar a aprendizagem no contexto da educação

Autores

  • Angélica Neuscharank UFSM
  • Marilda Oliveira de Oliveira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644422579

Palavras-chave:

Aprendizagem, Signos, Filosofias da diferença.

Resumo

A escrita deste artigo consiste em um estudo sobre o pensamento filosófico de Gilles Deleuze em torno do conceito de signos, e o que o mesmo dispara a pensar sobre a noção de aprendizagem no contexto da educação. Muitas das conexões teóricas aqui expostas foram fundamentadas nos estudos do livro Proust e os signos (DELEUZE, 2010) e na literatura de Em busca do tempo perdido (PROUST, 2006a; 2006b; 2013). Igualmente relevantes foram as experiências docentes que ocorreram concomitantes à pesquisa fazendo pensar a docência através dos signos produzidos na literatura proustiana e a possibilidade encontrada no método da cartografia. Trata-se de uma pesquisa em educação que foi produzida processualmente nos encontros e situações ao longo do trajeto, e que possibilitou pensar o que seria aprender ao encontrar-se com os signos.  

Biografia do Autor

Marilda Oliveira de Oliveira, UFSM

Profa. Associada Depto. de Metodologia do EnsinoPrograma de Pós Graduação em Educação - PPGEUniversidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS
Centro de Educação/Prédio 16/Sala 3366
LAV/Laboratório de Artes Visuais

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

Neuscharank, A., & Oliveira, M. O. de. (2017). Encontros com signos: possibilidades para pensar a aprendizagem no contexto da educação. Educação, 42(3), 585–596. https://doi.org/10.5902/1984644422579

Edição

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