<b>Currículo do curso de Artes Visuais – Licenciatura/UFSM: um revisitar histórico e crítico</b>

Autores

  • Leila Adriana Baptaglin
  • Marilda Oliveira de Oliveira

Palavras-chave:

Visual Arts, Curriculum, Culture.

Resumo

Esta pesquisa buscou verificar como os professores do curso de Artes Visuais – Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) entendem as mudanças ocorridas nas organizações curriculares de 1992, 1999 e 2004. Objetivou igualmente perceber a importância dessas mudanças para o meio acadêmico, bem como para o corpo docente. Sendo assim, a pesquisa estruturou-se através de uma abordagem qualitativa, utilizando-se de um estudo de caso (três professores do curso de Artes Visuais participantes da estruturação dos Projetos Pedagógicos). O procedimento para a efetivação dessa pesquisa voltou-se para a apreciação documental e para a entrevista semi-estruturada. Na presença desses dados, foi realizada uma análise embasada na Análise do Conteúdo que aconteceu em três etapas: pré-análise, descrição e interpretação referencial. Esses passos possibilitaram verificar a concepção e a participação dos valores e ideais profissionais e sociais dos professores participantes dessas transformações perante as novas diretrizes a serem estabelecidas. Com isso, percebeu-se, na fala dos professores, a forte presença de pontos como currículo como imposição, cultura e realidade local e ensino das Artes Visuais como centro de transformação.

Palavras-chave: Artes Visuais. Currículo. Cultura.

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Como Citar

Baptaglin, L. A., & Oliveira, M. O. de. (2008). <b>Currículo do curso de Artes Visuais – Licenciatura/UFSM: um revisitar histórico e crítico</b>. Educação, 33(3), 495–508. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/87

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua