Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e a da aprendizagem da docência

Autores

  • Leila Adriana Baptaglin Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima
  • Gislaine A. Rodrigues da Silva Rossetto Universidade Federal de Santa Maria
  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464446428

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Aprendizagem Docente, Atividade Docente de Estudo, Educação Básica.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464446428

 

A formação continuada de professores constitui-se em um processo complexo e de dimensões que ultrapassam a elaboração e execução de normativas legais. Este estudo apresenta nossa compreensão sobre a atividade docente de estudo, pautada nos estudos de Isaia (2006), na formação e atuação de professores da Educação Básica e sua contribuição para os processos de aprendizagem da docência (ISAIA, 2004 e 2006; BOLZAN, 2004, 2006, 2008, 2009, 2010). Nosso objetivo é identificar e compreender onde e como a atividade docente de estudo acontece na formação e atuação de professores da Educação Básica e de que forma ela contribui para a aprendizagem da docência. A partir das narrativas identificamos que os elementos da atividade docente de estudo não se articulam em sua completude nos diferentes momentos da prática pedagógica.

 

Biografia do Autor

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima

Acadêmica do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação (2010) e Mestre em Patrimônio Cultural (2010), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Especialista em Gestão Educacional (2008), Bacharel e licenciada em Desenho e  Plástica pela (2006) ambos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Pesquisadora membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior (GPFOPE)- UFSM

 

Gislaine A. Rodrigues da Silva Rossetto, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação (2001) e Licenciada em Pedagogia Educação Pré-Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior (GPFOPE) / UFSM / RS.

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Departamento da Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, líder do GPFOPE e vice-líder do GPFORMA. Membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores em Educação Superior- RIES.

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Baptaglin, L. A., Rossetto, G. A. R. da S., & Bolzan, D. P. V. (2014). Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e a da aprendizagem da docência. Educação, 39(2), 415–426. https://doi.org/10.5902/198464446428

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.