<b>Pedagogia Universitária: Desafio da Entrada na Carreira Docente</b>

Autores

  • Silvia Maria de Aguiar Isaia Universidade Federal de Santa Mari, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Adriana Moreira da Rocha Maciel Universidade Federal de Santa Mari, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442978

Palavras-chave:

Education teaching, entry into the teaching profession, higher education.

Resumo

O texto decorre de pesquisa sobre movimentos construtivos da docência superior, com quarenta professores de duas Instituições de Ensino Superior (IES), pública e privada. Neste recorte, o objetivo é compreender quais marcadores definem a entrada na carreira docente, apreendidos em investigação narrativa, a partir de autorreconstruções biográficas e entrevistas,  analisadas em uma perspectiva textual discursiva. Na compreensão deste movimento consideramos alguns fatores: a inserção na docência superior demarca a transição de profissionais em formação para professores autônomos – condição a ser construída no enfrentamento das condições sociais e institucionais; os sentimentos docentes são dinamizadores da atividade educativa e condicionam a atitude valorativa perante o mundo pessoal e profissional e a configuração de uma ambiência docente positiva; a resiliência perante as exigências da nova profissão, as condições oferecidas pelo ambiente universitário e ao modo de enfrentamento das dificuldades enfrentadas pelo professor ingressante. Esses fatores se intensificam, principalmente, quando não existe uma acolhida e um programa de inserção de novos docentes, capaz de fortalecê-los diante de situações inéditas que estão enfrentando, propiciando a superação de aspectos limitadores em si mesmo e no ambiente universitário.


Palavras-chave: movimentos construtivos da docência universitária, entrada na carreira docente, professores ingressantes, inserção na profissão docente, Educação Superior.

 

Downloads

Publicado

2011-10-26

Como Citar

Isaia, S. M. de A., Maciel, A. M. da R., & Bolzan, D. P. V. (2011). <b>Pedagogia Universitária: Desafio da Entrada na Carreira Docente</b>. Educação, 36(3), 425–440. https://doi.org/10.5902/198464442978

Edição

Seção

Dossiê: Docência na Educação Superior

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>