Pedagogia Universitária: Desafio da Entrada na Carreira Docente

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Adriana Moreira da Rocha Maciel, Doris Pires Vargas Bolzan

Resumo


O texto decorre de pesquisa sobre movimentos construtivos da docência superior, com quarenta professores de duas Instituições de Ensino Superior (IES), pública e privada. Neste recorte, o objetivo é compreender quais marcadores definem a entrada na carreira docente, apreendidos em investigação narrativa, a partir de autorreconstruções biográficas e entrevistas,  analisadas em uma perspectiva textual discursiva. Na compreensão deste movimento consideramos alguns fatores: a inserção na docência superior demarca a transição de profissionais em formação para professores autônomos – condição a ser construída no enfrentamento das condições sociais e institucionais; os sentimentos docentes são dinamizadores da atividade educativa e condicionam a atitude valorativa perante o mundo pessoal e profissional e a configuração de uma ambiência docente positiva; a resiliência perante as exigências da nova profissão, as condições oferecidas pelo ambiente universitário e ao modo de enfrentamento das dificuldades enfrentadas pelo professor ingressante. Esses fatores se intensificam, principalmente, quando não existe uma acolhida e um programa de inserção de novos docentes, capaz de fortalecê-los diante de situações inéditas que estão enfrentando, propiciando a superação de aspectos limitadores em si mesmo e no ambiente universitário.


Palavras-chave: movimentos construtivos da docência universitária, entrada na carreira docente, professores ingressantes, inserção na profissão docente, Educação Superior.

 


Palavras-chave


Education teaching; entry into the teaching profession; higher education.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/198464442978

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao

 


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

Periodicidade – Publicação contínua

 

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar